A espanhola Axial, fabricante de rastreadores solares, e a Solstício Energia, empresa especializada em EPC e EPCM de usinas solares fotovoltaicas, deram início à construção das quatro UFVs de geração distribuída previstas para serem implantadas em parceria no Piauí.
Cada empreendimento, a ser instalado nos municípios de Barras, Esperantina, Valença e Palmeirais, terá 4,5 MWp de capacidade, totalizando 18 MWp. Segundo comunicado das empresas, a energia gerada pelas usinas será comercializada para o mercado livre. A formalização da parceria entre as empresas ocorreu na Intersolar 2024, em agosto do ano passado, organizada pela Aranda Eventos.
A subsidiária brasileira da Axial está fornecendo para o projeto mais de 230 rastreadores solares do modelo Axial Tracker Twin, que prometem aumentar a geração de energia em uma média de 30%. A previsão é que as instalações das usinas, que ocuparão áreas entre 7,3 hectares a 8,7 hectares, sejam finalizadas até junho. Juntas, as quatro UFVs terão ainda mais de 25,9 mil módulos solares.
Mais Notícias FOTOVOLT
Conclusão é resultado de testes da TÜV Rheinland na Ásia e na Europa, que identificaram desacordo em 65,7% dos analisados.
06/06/2025
Segundo o Balanço Energético Nacional 2025, o destaque é a evolução das fontes solar e eólica, que juntas alcançaram 24% da geração total do ano passado.
06/06/2025
Novo processo em duas etapas conseguiu depositar células de perovskita em células de fundo de silício, o que deve viabilizar a produção em larga escala.
06/06/2025