A espanhola Axial, fabricante de rastreadores solares, e a Solstício Energia, empresa especializada em EPC e EPCM de usinas solares fotovoltaicas, deram início à construção das quatro UFVs de geração distribuída previstas para serem implantadas em parceria no Piauí.

Cada empreendimento, a ser instalado nos municípios de Barras, Esperantina, Valença e Palmeirais, terá 4,5 MWp de capacidade, totalizando 18 MWp. Segundo comunicado das empresas, a energia gerada pelas usinas será comercializada para o mercado livre. A formalização da parceria entre as empresas ocorreu na Intersolar 2024, em agosto do ano passado, organizada pela Aranda Eventos.

A subsidiária brasileira da Axial está fornecendo para o projeto mais de 230 rastreadores solares do modelo Axial Tracker Twin, que prometem aumentar a geração de energia em uma média de 30%. A previsão é que as instalações das usinas, que ocuparão áreas entre 7,3 hectares a 8,7 hectares, sejam finalizadas até junho. Juntas, as quatro UFVs terão ainda mais de 25,9 mil módulos solares.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025