O ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico identificou no dia 21 de janeiro três novos recordes em geração fotovoltaica, sendo dois do Sistema Interligado Nacional (SIN), de produção média diária e de geração instantânea, e um no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, de produção média diária.
De acordo com o diretor-geral do ONS, Marcio Rea, a marca inédita registrada no SIN foi de 12.576 MWmed de produção da fonte solar diária, superando em 5,3% os 11.899 MWmed do último recorde, identificado em 7 de outubro do ano passado. Além disso, a geração fotovoltaica instantânea atingiu 36.364 MW às 11h53 de 21 de janeiro, o que representa energia suficiente para atender 37,4% da demanda do SIN naquele momento. O recorde anterior da geração fotovoltaica, de 36.283 MW, havia sido apontado no mesmo dia.
Ainda na terça-feira, dia 21/1, foi identificado um percentual inédito de produção solar diária de 6.621 MWmed no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, representando 13% da demanda da região. O recorde anterior foi de 6.511 MWmed em 09/12/2024.
Mais Notícias FOTOVOLT
Conclusão é resultado de testes da TÜV Rheinland na Ásia e na Europa, que identificaram desacordo em 65,7% dos analisados.
06/06/2025
Segundo o Balanço Energético Nacional 2025, o destaque é a evolução das fontes solar e eólica, que juntas alcançaram 24% da geração total do ano passado.
06/06/2025
Novo processo em duas etapas conseguiu depositar células de perovskita em células de fundo de silício, o que deve viabilizar a produção em larga escala.
06/06/2025