O ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico identificou no dia 21 de janeiro três novos recordes em geração fotovoltaica, sendo dois do Sistema Interligado Nacional (SIN), de produção média diária e de geração instantânea, e um no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, de produção média diária.

De acordo com o diretor-geral do ONS, Marcio Rea, a marca inédita registrada no SIN foi de 12.576 MWmed de produção da fonte solar diária, superando em 5,3% os 11.899 MWmed do último recorde, identificado em 7 de outubro do ano passado. Além disso, a geração fotovoltaica instantânea atingiu 36.364 MW às 11h53 de 21 de janeiro, o que representa energia suficiente para atender 37,4% da demanda do SIN naquele momento. O recorde anterior da geração fotovoltaica, de 36.283 MW, havia sido apontado no mesmo dia.

Ainda na terça-feira, dia 21/1, foi identificado um percentual inédito de produção solar diária de 6.621 MWmed no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, representando 13% da demanda da região. O recorde anterior foi de 6.511 MWmed em 09/12/2024.



Mais Notícias FOTOVOLT



Sol Agora capta R$ 600 milhões para mais 30 mil instalações solares

Recursos vão financiar acesso à energia limpa para famílias e pequenas empresas, incluindo projetos híbridos com bateria

15/05/2026


Evento aborda oportunidades do armazenamento de energia para integradores

Com participação da Aneel, workshop vai apresentar perspectivas de mercado e de crescimento do segmento no País

15/05/2026


Greener: 25% dos integradores já são consultores de energia

Levantamento da empresa mostra que a venda de sistemas dá lugar à integração de geração, armazenamento e mobilidade elétrica

15/05/2026