Foi inaugurada recentemente em Campo Mourão, PR, uma usina de energia solar fotovoltaica de geração distribuída remota do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), construída pela Quantum Engenharia. O sistema conta com 10.780 módulos bifaciais de 555 W e 40 inversores de 125 kW, o que resulta em potência instalada de 5 MW. A estimativa é que anualmente a usina atenderá a um terço da necessidade energética de todas as unidades do tribunal.

A usina foi construída em uma região bem ensolarada junto à Rodovia Contorno do Anel Viário (BR 158), em uma área de 242 mil m2 no bairro Vila Guarujá de Campo Mourão, região noroeste do estado. O projeto integra o programa “Paraná Energia Sustentável”, do governo estadual, que visa estimular a produção de energia limpa no estado por meio de empreendimentos de pequeno porte.

A energia elétrica gerada será injetada na rede da Copel - Companhia Paranaense de Energia e, através do Sistema de Compensação de Energia Elétrica previsto na Resolução Normativa nº 482/2012 da Aneel, vai ser abatida do consumo do TJPR, na modalidade de geração distribuída remota.

O Estado do Paraná ocupa o 4º lugar no ranking nacional de geração distribuída, com 3.104,9 de potência instalada (MW), segundo levantamento realizado pela Absolar e citado pela Quantum Energia em comunicado. Em dezembro, a energia de fonte solar fotovoltaica atingiu a marca de 20,9% (50.675MW) da matriz elétrica brasileira.



Mais Notícias FOTOVOLT



Cemig inclui baterias em chamada de eficiência energética

Edital prevê R$ 150 milhões para eficientização de instalações consumidoras e também geração de energia solar

16/10/2026


Absae lança estudo Visão 2030 e propõe agenda para integrar armazenamento

Documento aponta prioridades regulatórias, econômicas e institucionais e propõe coordenação nacional pelo CNPE

16/10/2026


Restrição para injetar na rede impulsiona baterias e zero grid

TTS já implantou 27 MW em 25 projetos sem exportação de energia e identifica maior demanda por geração própria com controle e armazenamento

16/10/2026