Foi inaugurada recentemente em Campo Mourão, PR, uma usina de energia solar fotovoltaica de geração distribuída remota do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), construída pela Quantum Engenharia. O sistema conta com 10.780 módulos bifaciais de 555 W e 40 inversores de 125 kW, o que resulta em potência instalada de 5 MW. A estimativa é que anualmente a usina atenderá a um terço da necessidade energética de todas as unidades do tribunal.

A usina foi construída em uma região bem ensolarada junto à Rodovia Contorno do Anel Viário (BR 158), em uma área de 242 mil m2 no bairro Vila Guarujá de Campo Mourão, região noroeste do estado. O projeto integra o programa “Paraná Energia Sustentável”, do governo estadual, que visa estimular a produção de energia limpa no estado por meio de empreendimentos de pequeno porte.

A energia elétrica gerada será injetada na rede da Copel - Companhia Paranaense de Energia e, através do Sistema de Compensação de Energia Elétrica previsto na Resolução Normativa nº 482/2012 da Aneel, vai ser abatida do consumo do TJPR, na modalidade de geração distribuída remota.

O Estado do Paraná ocupa o 4º lugar no ranking nacional de geração distribuída, com 3.104,9 de potência instalada (MW), segundo levantamento realizado pela Absolar e citado pela Quantum Energia em comunicado. Em dezembro, a energia de fonte solar fotovoltaica atingiu a marca de 20,9% (50.675MW) da matriz elétrica brasileira.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026