A Evolua Energia, empresa especializada em geração solar distribuída, anunciou a energização de duas usinas de GD compartilhada em Irecê, na Bahia. Projeto realizado em parceria com a comercializadora de energia Trinity, cada uma das instalações tem capacidade instalada de 1 MW.

Os créditos de compensação serão utilizados por consumidores da área de concessão da Neoenergia Coelba, distribuidora do estado baiano. Sob investimento total de R$ 11,6 milhões, o projeto gerou diretamente 50 postos de trabalho.

Segundo o CEO da Trinity, João Sanches, a parceria com a Evolua faz parte de plano de expansão da empresa no Nordeste, região com custo médio de energia elevado e alta radiação solar. “O Nordeste possui uma das maiores incidências solares do mundo e deve aproveitar esse benefício do clima. Além disso, a população pode ter acesso a contas de energia mais baratas ", disse.

Com a GD compartilhada, a expectativa de crescimento é elevada, tendo em vista que consumidores da Bahia com menor poder aquisitivo poderão se beneficiar dos descontos de até 20% na conta de luz sem precisar investir em telhados solares. “Esse projeto não apenas facilita o acesso de mais brasileiros a uma fonte limpa e economicamente viável, mas também contribui diretamente para a geração de empregos locais e para o desenvolvimento sustentável da região’’, disse o CEO da Evolua, Tarcísio Neves.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026