As revistas EM – Eletricidade Moderna e FotoVolt vão realizar, a partir da próxima semana, a “Série Fotovoltaica” de webinars, voltados às instalações de geração de energia solar FV. Comandados pelo engenheiro João Cunha, diretor da empresa Mi Omega Enegy, autor de artigos e parceiro das revistas na realização dos eventos, os três webinars acontecerão nas primeiras quintas-feiras de outubro — dias 1º, 8 e 15 —e terão como temas a proteção contra descargas atmosféricas e surtos, além do monitoramento e gerenciamento de energia em usinas fotovoltaicas. A ordem dos eventos será a seguinte:

Dia 1º de outubroWebinar EM/FotoVolt Série Fotovoltaica (1) - Proteção contra raios em usinas FV - Aplicação da NBR 5419 – Palestrantes/debatedores: João Cunha (MO Energy) e Sergio Santos (Lambda Consultoria).

A proteção contra descargas atmosféricas (SPDA+MPS) nas instalações FV será abordada pelos dois especialistas procurando responder a questões como: Qual a incidência de raios em uma usina FV? Para a construção da proteção, deve-se instalar captores ou usar o próprio sistema FV como SPDA natural? Como se faz a proteção contra surtos? É necessário usar DPS? E que tipo de DPS deve ser empregado nessas instalações?

Dia 8 de outubroWebinar EM/FotoVolt Série Fotovoltaica (2)Monitoramento e gerenciamento de energia em usinas FV – Palestrante: João Cunha (MO Energy).

Para o acompanhamento de desempenho em usinas FV de porte médio e grande, o monitoramento pode ser feito ao nível de caixa de junção (combiner box) e os problemas podem ser detectados rapidamente, permitindo uma intervenção imediata visando corrigir problemas e manter o nível de geração da usina. Para isso são necessários uma estrutura de instrumentação em campo e recursos computacionais para realização de análise, disponibilização e visualização dos dados colhidos de forma adequada.

Dia 15 de outubroWebinar EM/FotoVolt Série Fotovoltaica (3)Proteção contra raios em usinas FV – A precisão do modelo eletrogeométrico – Palestrantes/debatedores: João Cunha (MO Energy) e Paulo Edmundo (Paiol Engenharia).

A precisão do modelo eletrogeométrico é suficiente para a aplicação em posicionamento de terminais aéreos em usinas fotovoltaicas? O webinar vai promover uma discussão sobre este problema com dois especialistas na área. Será apresentada a origem e evolução do modelo eletrogeométrico desde sua proposição até os dias atuais, e discutida a sua adequação para aplicação em usinas FV.

As inscrições para o webinar do dia 1º de outubro (“Proteção contra raios, aplicação da NBR 5419”) já estão abertas e podem ser feitas via o link http://oferta.arandanet.com.br/15o-webinar-em



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024