A geradora SPIC Brasil lançou chamada para seu programa de pesquisa, desenvolvimento e Inovação (PDI Aneel) que, nesta sua quarta edição, visa financiar projetos de melhorias de eficiência e de operação de usinas solares fotovoltaicas. Batizado de Geração Inovação 2025, as inscrições acabam no dia 12 de dezembro.

Como temáticas, os projetos precisam englobar soluções de armazenamento de energia em usinas fotovoltaicas e gestão de ativos. No primeiro caso, a proposta deve envolver modelo de remuneração escalável para o sistema de armazenamento de energia por baterias, o BESS (do inglês battery energy storage system), no contexto brasileiro de energia elétrica.

No caso da gestão de ativos, segundo a SPIC, serão aceitas propostas para aprimorar o monitoramento de rastreadores solares (trackers), strings e inversores de usinas fotovoltaicas. O projeto deve ter soluções para melhorar a identificação de ineficiências, além de melhorar a previsão de geração de energia a curto, médio e longo prazos, e aumentar a confiabilidade e predição de falhas em equipamentos das usinas.

As empresas e startups interessadas em participar podem se inscrever através do formulário disponível na página do Geração Inovação 2025. Encerrado o prazo, todos os interessados inscritos receberão convite para a submissão das propostas via chamada pública, devendo enviá-las entre 13 de dezembro próximo e 31 de janeiro de 2025.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025