A Enertis Applus+, empresa espanhola de consultoria, engenharia e controle de qualidade com foco em energia renovável e armazenamento de energia, lançou um laboratório fotovoltaico móvel no Brasil cujo objetivo central é realizar testes em módulos solares. Além do País, a empresa conta com unidades do tipo no Chile, México, na Europa e na Austrália.

Segundo comunicado da empresa, o laboratório permite testes especializados de módulos solares fotovoltaicos bifaciais de grande porte na própria usina fotovoltaica, com o propósito de minimizar o risco associado ao transporte do equipamento e de reduzir a necessidade de desconexão do módulo. 

A unidade móvel é equipada para realizar testes de degradação de potência máxima (flash test) sob condições de teste padrão (STC), e ainda testes de eletroluminescência (EL), que permitem verificar o estado dos módulos fotovoltaicos após a instalação e durante a operação, para detectar possíveis defeitos internos. O laboratório dispõe ainda de um simulador A+A+A+, para testes de acordo com os padrões da indústria.

A Enertis Applus+ atua na prestação de serviços especializados de testes e inspeção técnica para um total de 23 GW em projetos solares fotovoltaicos na América do Sul. No Brasil, segundo a empresa, há um histórico de serviços de engenharia, consultoria, inspeção técnica e serviços de controle de qualidade para 6 GW em projetos.



Mais Notícias FOTOVOLT



MP 1304 é aprovada e segue para sanção presidencial

Texto redefine regras para o mercado livre, autoprodução e baterias, prevê compensações por curtailment e mantém incentivos à GD

07/11/2025


SWC encerra-se em Fortaleza com saldo expressivo

Colunista de EM e colaborador de FotoVolt apresenta trabalho sobre efeitos das descargas atmosféricas nos diodos de bypass

07/11/2025


Thopen compra quatro usinas solares da Copel no Paraná

Operação de R$ 78 milhões adiciona 22 MWp à capacidade instalada da companhia e amplia portfólio de geração distribuída

07/11/2025