A Enertis Applus+, empresa espanhola de consultoria, engenharia e controle de qualidade com foco em energia renovável e armazenamento de energia, lançou um laboratório fotovoltaico móvel no Brasil cujo objetivo central é realizar testes em módulos solares. Além do País, a empresa conta com unidades do tipo no Chile, México, na Europa e na Austrália.
Segundo comunicado da empresa, o laboratório permite testes especializados de módulos solares fotovoltaicos bifaciais de grande porte na própria usina fotovoltaica, com o propósito de minimizar o risco associado ao transporte do equipamento e de reduzir a necessidade de desconexão do módulo.
A unidade móvel é equipada para realizar testes de degradação de potência máxima (flash test) sob condições de teste padrão (STC), e ainda testes de eletroluminescência (EL), que permitem verificar o estado dos módulos fotovoltaicos após a instalação e durante a operação, para detectar possíveis defeitos internos. O laboratório dispõe ainda de um simulador A+A+A+, para testes de acordo com os padrões da indústria.
A Enertis Applus+ atua na prestação de serviços especializados de testes e inspeção técnica para um total de 23 GW em projetos solares fotovoltaicos na América do Sul. No Brasil, segundo a empresa, há um histórico de serviços de engenharia, consultoria, inspeção técnica e serviços de controle de qualidade para 6 GW em projetos.
Mais Notícias FOTOVOLT
Estudo do King’s College projeta economia anual e redução da dependência de renováveis terrestres até 2050
12/09/2025
Novos modelos atingem 24,4% de eficiência e reduzem pegada de carbono para 285 kg por kW
12/09/2025
12/09/2025