Foram aprovadas pela Aneel a homologação e adjudicação do Leilão de Reserva de Capacidade, destinado a contratar potência e energia elétrica proveniente de empreendimentos de geração, novos e existentes, com início do suprimento em 1º de julho de 2026. A autorização da Aneel se refere a sete geradoras térmicas: Global I, Global II, Potiguar, Potiguar III; Geramar I, Geramar II e Viana.

A homologação e adjudicação ocorre após decisões judiciais que permitiram a habilitação dos proponentes. As usinas Global I e Global II, da Companhia Energética Candeias, têm 126,5 MW cada de disponibilidade de potência. Da Companhia Energética Potiguar, a UTE Potiguar tem 45,5 MW e a Potiguar III, 48,5 MW. A Gera Maranhão é proprietária da Geramar I, com 145,5 MW, e Geramar II, também com mesma potência. Já a UTE Termelétrica Viana tem 166,4 MW.

O leilão de reserva de capacidade foi realizado em 2021, sendo o primeiro do gênero no Brasil. A partir de julho de 2026, os empreendimentos contratados deverão oferecer a potência pelo preço ofertado no leilão sempre que o ONS - Operador Nacional do Sistema solicitar o despacho em momentos de pico da demanda dos consumidores.

A homologação é o ato pelo qual se ratifica o procedimento licitatório e conferido aos atos licitatórios aprovação para que produzam os efeitos jurídicos necessários. Já pela adjudicação a administração pública indica o contratante escolhido e lhe atribui o objeto da licitação. Assim, para que haja a homologação e a adjudicação, é necessário que a etapa de habilitação tenha sido concluída.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025