Entrará em operação ainda neste ano, no campus da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, a primeira estação de abastecimento de hidrogênio verde (H2V) a partir do etanol do mundo. O reformador de hidrogênio estará em posto de abastecimento na Escola Politécnica da USP e é fruto de cooperação entre o RCGI-USP (Research Centre for Greenhouse Gas Innovation), Fapesp e Shell. A estação produzirá inicialmente 4,5 quilos de hidrogênio por hora – aproximadamente 100 kg por dia.

O combustível será utilizado para o abastecimento de três ônibus urbanos que circularão pelo campus da USP, em São Paulo, e um rodoviário, com autonomia de 450 quilômetros. Segundo o diretor do RCGI, Julio Meneghini, estudos preliminares mostram que, se 18 ônibus urbanos movidos a diesel que circulam pela USP fossem hoje substituídos por versões abastecidas com hidrogênio, a universidade deixaria de emitir quase 3 mil toneladas de dióxido de carbono por ano.

Por meio de projetos realizados no âmbito do RCGI, os pesquisadores pretendem avaliar a eficiência desses ônibus urbanos movidos a hidrogênio. Segundo Meneghini, haverá condições de avaliar os veículos em um ciclo real. “Isso é muito importante para aplicação, porque na indústria automobilística, para chegar a uma produção em série de um veículo, é preciso ter os números muito bem determinados e definidos em operações reais”, disse.

A tecnologia empregada na planta-piloto para a conversão de hidrogênio a partir do etanol é baseada no uso de um reator desenvolvido pela startup Hytron, de Sumaré, SP, que foi adquirida pelo grupo alemão NEA e que conta com o apoio da Fapesp.

No reformador, o etanol e a água são aquecidos a 750°C para desencadear reações químicas que resultam na quebra das moléculas de etanol – constituídas por átomos de carbono e de hidrogênio – e, consequentemente, na produção de hidrogênio e monóxido de carbono biogênico. No início da reação é utilizado o próprio etanol para chegar à temperatura de 750°C. Depois disso, são usados subprodutos como o metano e o CO para manter essa temperatura.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025