A distribuidora mineira Cemig conseguiu regularizar 20 mil ligações clandestinas de energia em comunidades e ocupações da região metropolitana de Belo Horizonte. Como parte do seu programa batizado de Energia Legal da Cemig, a iniciativa foi adotada a partir de 2023 e visa regularizar 240 mil famílias com um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Além das regularizações, o programa também envolve a implantação de novas redes, inclusão dos consumidores na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e doações de padrões de energia e lâmpadas eficientes para as famílias beneficiadas.

Como consequências positivas, na avaliação da Cemig, a regularização elimina os riscos de acidentes elétricos e melhora a qualidade do fornecimento, levando oportunidades de renda às populações carentes do estado. “Por meio de uma forte interação entre nossas equipes, poder público, nossos fornecedores e as próprias comunidades beneficiadas, estamos levando uma energia de qualidade e de forma muito mais segura para milhares de famílias”, disse o engenheiro de expansão do sistema elétrico da Cemig, Carlos José Thiersch.

Na ocupação Izidora, por exemplo, considerada uma das maiores em zona urbana da América Latina, a regularização envolveu investimentos de R$ 25 milhões para a construção das redes de distribuição, doação de padrões de energia e substituição de lâmpadas, atendendo mais de 4.500 famílias.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025