Ao celebrar 25 anos, a ISA Cteep - Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista adotou uma nova “arquitetura de marca” e passou a se chamar ISA Energia Brasil. Segundo comunicado, a marca agora traduz o crescimento e a evolução da companhia nos últimos anos. A empresa deixou de ser exclusivamente paulista para ter atuação nacional, realizando a gestão de um portfólio de 35 concessões de transmissão em 18 estados do Brasil, e por isso não se justificava a antiga razão social.

A empresa passa a ter uma identidade corporativa unificada entre marca, razão social e ticker na Bolsa de Valores do Brasil (B3) ― ticker é um código usado na Bolsa para identificar e negociar um determinado ativo ―, eliminando a redundância nos esforços de comunicação entre distintas nomenclaturas. A partir do próximo dia 18, as ações da companhia serão negociadas sob novos tickers na B3, passando de TRPL3 (ações ordinárias) e TRPL4 (ações preferenciais) para ISAE3 e ISAE4, respectivamente. “Nossa marca evoluiu para refletir quem somos: uma empresa nacional que impulsiona a transição energética nos quatro cantos do País”, comentou Ana Carolina David, gerente de comunicação e sustentabilidade da ISA Energia Brasil.

A agora ISA Energia Brasil é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo. Tem mais de 1.600 empregados e seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (129 em operação e oito em construção) com tensão de até 550 kV. Foi criada em 1999 como Cteep, estatal que passou a operar a atividade de transmissão de energia elétrica da antiga Cesp - Cia. Energética do Estado de São Paulo, tendo em 2001 incorporado também os ativos de transmissão da antiga Eletropaulo. Em 2006, foi privatizada pelo governo paulista, sendo adquirida pela colombiana ISA – Interconexión Eléctrica S.A., até hoje sua controladora, com 35,82% do capital total.  



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025