A Tempo OK, empresa de meteorologia, lançou uma plataforma de interface de inteligência que cruza dados atmosféricos, climáticos e de geração de energia. O sistema chamado Geração é integrado a outro serviço de visualização de dados de estações meteorológicas, imagens de satélite e de outras funcionalidades em tempo real batizado de TOKView.

Segundo comunicado da empresa, o objetivo é oferecer a clientes da área de geração de energia um software meteorológico completo com as ferramentas necessárias para embasar tomadas de decisão. A motivação do novo serviço, ainda de acordo com a Tempo OK, é o cenário de mudanças climáticas, cujos eventos extremos afetam de maneira especial o setor elétrico nacional, com penetração muito grande de renováveis.

“As variáveis meteorológicas influenciam a volatilidade do preço de liquidação das diferenças (PLD) e a formação de preços da energia em geral”, ressalta a empresa. “Nesse contexto, a integração da meteorologia com a tecnologia é essencial para fornecer análises e previsões precisas, permitindo decisões estratégicas bem fundamentadas”, completa o texto.

Com a integração à plataforma TOKView, que funciona 24 horas por dia, é possível ter visualização de dados históricos e em tempo real para variáveis como chuva, temperatura, vento, umidade, pressão, rajadas e irradiação solar. O sistema monitora ainda fenômenos meteorológicos e permite a análise de eventos passados, com atualizações de estações meteorológicas, satélites, radares, descargas elétricas e monitoramento de queimadas.

Fazem parte das funcionalidades do sistema ainda previsões detalhadas para até dez dias da probabilidade de ocorrência e grau de intensidade de rajadas de vento e precipitação. Com a nova plataforma específica para geração, a empresa reformulou também seu banco de dados, para torná-la mais rápida.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025