A Tempo OK, empresa de meteorologia, lançou uma plataforma de interface de inteligência que cruza dados atmosféricos, climáticos e de geração de energia. O sistema chamado Geração é integrado a outro serviço de visualização de dados de estações meteorológicas, imagens de satélite e de outras funcionalidades em tempo real batizado de TOKView.

Segundo comunicado da empresa, o objetivo é oferecer a clientes da área de geração de energia um software meteorológico completo com as ferramentas necessárias para embasar tomadas de decisão. A motivação do novo serviço, ainda de acordo com a Tempo OK, é o cenário de mudanças climáticas, cujos eventos extremos afetam de maneira especial o setor elétrico nacional, com penetração muito grande de renováveis.

“As variáveis meteorológicas influenciam a volatilidade do preço de liquidação das diferenças (PLD) e a formação de preços da energia em geral”, ressalta a empresa. “Nesse contexto, a integração da meteorologia com a tecnologia é essencial para fornecer análises e previsões precisas, permitindo decisões estratégicas bem fundamentadas”, completa o texto.

Com a integração à plataforma TOKView, que funciona 24 horas por dia, é possível ter visualização de dados históricos e em tempo real para variáveis como chuva, temperatura, vento, umidade, pressão, rajadas e irradiação solar. O sistema monitora ainda fenômenos meteorológicos e permite a análise de eventos passados, com atualizações de estações meteorológicas, satélites, radares, descargas elétricas e monitoramento de queimadas.

Fazem parte das funcionalidades do sistema ainda previsões detalhadas para até dez dias da probabilidade de ocorrência e grau de intensidade de rajadas de vento e precipitação. Com a nova plataforma específica para geração, a empresa reformulou também seu banco de dados, para torná-la mais rápida.



Mais Notícias EM



Brasil mantém liderança em custos baixos de renováveis, aponta Irena

Estudo da agência mostra que geração eólica no país tem LCOE abaixo da média global; solar também é competitiva.

25/07/2025


Mapa da CELA aponta R$ 454 bi em projetos de H2V no Brasil

Levantamento identificou 111 empreendimentos que exigirão 90 GW em novas usinas renováveis.

25/07/2025


Câmara de Bento Gonçalves entra no mercado livre de energia

Parceria com Ludfor marca pioneirismo no RS e amplia uso de energia limpa.

25/07/2025