A Engie iniciou as obras do sistema de transmissão Asa Branca, que abrange os estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, com um total aproximado de 1.000 quilômetros de linhas e ampliação de cinco subestações associadas. O projeto foi arrematado no leilão de concessão de linhas de transmissão promovido pela Aneel em junho de 2023.

As obras começam na Bahia, com a implantação do trecho compreendido entre a subestação Morro Chapéu II e a subestação Poções III, cuja licença de instalação foi emitida pelo órgão ambiental baiano, o Inema. O trecho inicial percorre 19 municípios, por onde será implantada linha de transmissão de 500 kV com 334 quilômetros de extensão, além de ampliação de duas subestações associadas.

A Engie já opera mais de 2,7 mil quilômetros de linhas e seis subestações próprias, com os sistemas de transmissão Novo Estado, entre Pará e Tocantins; Gralha Azul, no Paraná; e Gavião Real, no Pará. Recentemente, a empresa arrematou um novo lote no segundo leilão de transmissão deste ano da Aneel, em setembro, e conquistou a concessão para implantação e operação de mais 780 quilômetros de linhas e duas subestações, nos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025