O lançamento oficial da Expolux 2026 reuniu representantes da indústria, associações setoriais, arquitetos, engenheiros e imprensa especializada no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Durante o encontro, foram apresentadas as principais novidades da próxima edição da feira, que ocorrerá de 15 a 18 de setembro no Expo Center Norte, na capital paulista, SP. Organizada pela Abilux - Associação Brasileira da Indústria de Iluminação e promovida pela RX Global, o evento chega à 19ª edição com a proposta de ampliar o espaço para demonstração tecnológica, networking e atualização profissional.

De acordo com Tatiana Rassini, diretora do evento, a jornada do visitante será organizada por trilhas temáticas, a fim de otimizar a experiência. Uma delas é a rota da Eficiência Energética, que destacará produtos e soluções que combinam sustentabilidade com alta eficiência energética. Já a Rota da Automação destacará componentes, equipamentos e tecnologias aplicadas a projetos de automação e smart lighting. Outro destaque será a Smart Area, dedicada à apresentação, em ambiente montado, de aplicações de iluminação inteligente e automação residencial.

A feira também deve incluir uma área cenográfica dedicada à iluminação pública e urbana, chamada Rua da Iluminação, onde produtos e soluções de patrocinadores serão aplicados em um ambiente que simula espaços urbanos. A proposta é permitir que visitantes avaliem, in loco, diferentes tecnologias voltadas à infraestrutura de iluminação de cidades.

Outro ambiente previsto é o HCL Space Hub, que abordará o conceito de Human Centric Lighting (HCL), com demonstrações práticas sobre o impacto da iluminação no bem-estar, na saúde e na produtividade.

Outra novidade é a criação de um espaço voltado ao setor público, com a presença de prefeitos, secretários e equipes técnicas envolvidas em projetos de iluminação urbana e eficiência energética. A iniciativa responde ao avanço de programas de modernização da iluminação pública no país, frequentemente estruturados por meio de parcerias público-privadas, e tem o objetivo de promover diálogo qualificado entre fabricantes e gestores públicos. O ambiente deve concentrar atividades de relacionamento, agenda de reuniões e uma arena de conteúdo com curadoria de especialistas do setor público.

Estão previstos espaços voltados a experiências imersivas, conteúdos técnicos e demonstrações práticas de soluções de iluminação, automação e bem-estar. Uma das atrações é a Arena de Experiências – Decor Light Show, concebida para apresentar aplicações luminotécnicas em ambientes cenográficos, e que vai compreender iniciativas como o PodLUX, um podcast onde convidados discutirão tendências em design de interiores e iluminação. Já o Espaço Sensorial, concebido pelo lighting designer Christian Purgarin, propõe a comparação entre dois ambientes idênticos — um com tratamento luminotécnico e acústico e outro sem — para demonstrar ao público os efeitos da iluminação no conforto e na percepção do espaço.

Realizada simultaneamente à Equipotel, a Expolux deverá repetir o modelo adotado na edição de 2024, quando os dois eventos reuniram mais de 45 mil visitantes. Na ocasião, varejistas e distribuidores representaram 39% do público, enquanto especificadores — como arquitetos, designers e engenheiros — responderam por 38% da visitação. Usuários finais somaram 18% e representantes do setor público cerca de 5%.

Mais informações: https://www.expolux.com.br



Mais Notícias EM



Aneel divulga finalistas do Prêmio de Satisfação 2025

Cerimônia será realizada em 25 de março, em Brasília, com transmissão online

06/03/2026


AXIA Energia implanta primeira Neocloud da América Latina

Infraestrutura com GPUs dedicadas à IA é desenvolvida em parceria com o Cepel e amplia capacidade nacional de computação científica.

06/03/2026


Associação Brasileira Mulheres da Energia inicia atividades com foco em liderança e debate técnico

Entidade foi formalizada em dezembro de 2025 e consolida governança no início de 2026.

06/03/2026