A Eletrons Soluções, de Feira de Santana, Bahia, desenvolveu um dispositivo para ordenar o emaranhado de fios da área de telecom em postes das redes aéreas de distribuição de energia. Batizado de SEUM, trata-se de extensor de 50 centímetros para uso no espaço de servidão do poste e que permite a ocupação ordenada por diferentes operadoras.

Em sua configuração básica, o dispositivo tem seis fixadores, cada um ocupado por uma operadora, seguindo regulamentação Anatel/Aneel. Mas, segundo a empresa, o diferencial do sistema é a possibilidade de prolongamento horizontal da peça, o que aumenta a capacidade para comportar até 16 pontos (quatro braços extensores X quatro roldanas)

O dispositivo tem base e extensores em fibra de vidro, com proteção UV e antichama classificação V1, com alta resistência à propagação de chamas e sem geração de gotículas inflamáveis. Seu peso médio é de 4 kg, com capacidade para suportar em média 80 kg de tracionamento. Para a passagem de cabos ópticos, o sistema usa acessórios como roldanas com duas ou quatro ranhuras, suporte para ancoragem e cinta BAP.

Em processo de requisição de patente, a tecnologia passou por testes de esforço, tração e peso. Segundo o diretor da Eletrons, Mateus Farias, a estrutura está preparada para suportar até 16 cabos com segurança. Além disso, o extensor é personalizável às demandas das distribuidoras, adaptando-se conforme a quantidade de espaços, acessórios e projetos nos postes.

A solução conta ainda com software para fazer a gestão da manutenção e da organização da rede de cabos. Com possibilidade de ser usada de forma integrada pelos ocupantes, com unificação do banco de dados, o software tem georreferenciamento e registro de imagens, o que permite a identificação e atuação contra empresas clandestinas. O sistema funcionará online e em tempo real, com atualização dos dados continuamente.

Ainda de acordo com Farias, a Eletrons está fazendo apresentações e provas de conceito em distribuidoras de energia na Paraíba e Mato Grosso do Sul. Com 25 anos de atuação, a empresa oferece serviços de cadastro de redes, redução de perdas e mapeamento da arborização para concessionárias de energia.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025