A Enel Brasil assinou protocolo de intenções como o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para estabelecer cooperação na antecipação de situações meteorológicas e climáticas com potencial para causar impactos no setor elétrico.
A colaboração permitirá à Enel ter acesso à tecnologia e ao conhecimento de especialistas do Cemaden em áreas onde o grupo italiano atua no Brasil, ou seja, em distribuição e geração de energia. A ideia é o compartilhamento de know-how do centro servir de base para a empresa antecipar operações em campo e assim minimizar ou impedir impactos em seus ativos.
O protocolo de intenções formaliza intercâmbio de conhecimentos que já estava em curso entre as duas instituições. “Estamos analisando as necessidades apresentadas para desenhar um projeto que poderá apoiar não somente a Enel, mas todo o setor energético”, disse o coordenador-geral de operações e modelagem do Cemaden, Marcelo Seluchi.
Os seis primeiros meses serão dedicados ao entendimento de necessidades e potencialidades, que servirão para definir as possíveis ferramentas e plataformas para prover previsões de condições climáticas adversas nas regiões de atuação da Enel.
Mais Notícias EM
Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN
24/11/2025
Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.
24/11/2025
Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.
24/11/2025