A Enel Brasil assinou protocolo de intenções como o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para estabelecer cooperação na antecipação de situações meteorológicas e climáticas com potencial para causar impactos no setor elétrico.

A colaboração permitirá à Enel ter acesso à tecnologia e ao conhecimento de especialistas do Cemaden em áreas onde o grupo italiano atua no Brasil, ou seja, em distribuição e geração de energia. A ideia é o compartilhamento de know-how do centro servir de base para a empresa antecipar operações em campo e assim minimizar ou impedir impactos em seus ativos.

O protocolo de intenções formaliza intercâmbio de conhecimentos que já estava em curso entre as duas instituições. “Estamos analisando as necessidades apresentadas para desenhar um projeto que poderá apoiar não somente a Enel, mas todo o setor energético”, disse o coordenador-geral de operações e modelagem do Cemaden, Marcelo Seluchi.

Os seis primeiros meses serão dedicados ao entendimento de necessidades e potencialidades, que servirão para definir as possíveis ferramentas e plataformas para prover previsões de condições climáticas adversas nas regiões de atuação da Enel.



Mais Notícias EM



UHE Belo Monte atende 9% da demanda nacional no trimestre

A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.

17/04/2025


Energisa promove curso sobre inteligência artificial

Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.

21/04/2025


Empresa nacional desenvolve traçador de curva de baixo custo

Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.

17/04/2025