O grupo Equatorial lançou a chamada pública de projetos 2025, com investimento de mais de R$ 56 milhões por meio de seu Programa de Eficiência Energética (PEE- Aneel). O edital busca fomentar iniciativas que promovam o uso racional de energia elétrica nas áreas de concessão da companhia.
Podem participar empresas e instituições de diferentes segmentos, como poder público, comércio, serviços, iluminação pública, além de projetos residenciais — por meio do Bônus Eficiente — e rurais. As propostas devem ser submetidas até 28 de outubro de 2025, pelo portal oficial do programa. No Pará, o prazo se encerra em 6 de outubro.
Segundo a Equatorial, o objetivo é selecionar projetos inovadores e sustentáveis capazes de reduzir o desperdício de energia e gerar impactos sociais e econômicos positivos nas comunidades atendidas. A iniciativa também busca reforçar o compromisso da empresa com práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O cronograma prevê workshops técnicos gratuitos, online e presenciais, para orientar os interessados sobre as especificações do edital e os critérios de seleção. O primeiro será realizado no Pará, em 10 de setembro. Em 24 de setembro, o encontro será online para as demais distribuidoras e presencial em Goiás.
Os resultados estão previstos para novembro e dezembro: em 12 de novembro será divulgada a lista de projetos selecionados no Pará e, em 19 de dezembro, a relação das demais áreas de concessão.
Desde a criação do programa, a Equatorial já modernizou sistemas de iluminação, refrigeração e viabilizou a instalação de sistemas fotovoltaicos em comunidades de baixa renda.
Mais Notícias EM
Evento discutirá inteligência artificial, digitalização, planejamento de redes, flexibilidade e novos modelos de operação dos sistemas de distribuição.
14/09/2026
Certame previsto para abril de 2027 reúne 12 lotes e prevê R$ 12,9 bilhões em investimentos.
11/09/2026
Projeto substitui parte do consumo de gás natural por eletricidade.
11/09/2026