A Goldwind, fabricante chinesa de aerogeradores, inaugurou sua unidade de montagem em Camaçari, na Bahia. Trata-se da primeira fábrica da empresa fora da China. A meta é utilizar o local para atender não só o Brasil, mas todas as Américas. A fábrica brasileira começará a montar turbinas eólicas a partir de setembro, uma família da plataforma GWH 182, que vai de 5,3 MW a 7,5 MW de potência.
Sob investimento superior a R$ 100 milhões, incluindo a aquisição da antiga unidade da GE no local e o desenvolvimento de cadeia de suprimentos, a unidade baiana tem a capacidade de produzir cerca de 150 turbinas por ano, com potencial para dobrar este número em dois a três anos. Os equipamentos são credenciados pelo BNDES Finame.
De acordo com comunicado da empresa, o empreendimento criará mais de 100 empregos diretos e, aproximadamente, 5.000 indiretos em toda a cadeia de fornecimento. “A Goldwind contou com forte apoio do governo federal, do governo do estado da Bahia e da prefeitura de Camaçari para trazer esta unidade fabril para o estado”, disse o CEO da empresa no país, Liang Xuan.
Mais Notícias EM
Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.
22/08/2025
Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.
22/08/2025
Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.
22/08/2025