A Goldwind, fabricante chinesa de aerogeradores, inaugurou sua unidade de montagem em Camaçari, na Bahia. Trata-se da primeira fábrica da empresa fora da China. A meta é utilizar o local para atender não só o Brasil, mas todas as Américas. A fábrica brasileira começará a montar turbinas eólicas a partir de setembro, uma família da plataforma GWH 182, que vai de 5,3 MW a 7,5 MW de potência.

Sob investimento superior a R$ 100 milhões, incluindo a aquisição da antiga unidade da GE no local e o desenvolvimento de cadeia de suprimentos, a unidade baiana tem a capacidade de produzir cerca de 150 turbinas por ano, com potencial para dobrar este número em dois a três anos. Os equipamentos são credenciados pelo BNDES Finame.

De acordo com comunicado da empresa, o empreendimento criará mais de 100 empregos diretos e, aproximadamente, 5.000 indiretos em toda a cadeia de fornecimento. “A Goldwind contou com forte apoio do governo federal, do governo do estado da Bahia e da prefeitura de Camaçari para trazer esta unidade fabril para o estado”, disse o CEO da empresa no país, Liang Xuan.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025