A Aneel aprovou o edital do leilão de transmissão 2/2024 e confirmou a sua realização para o dia 27 de setembro na sede da bolsa de valores de São Paulo, a B3, com a oferta de três lotes em seis estados. A aprovação do edital ocorre após a apreciação da minuta pelo TCU - Tribunal de Contas da União, concluída em 14 de agosto.

Serão licitadas a construção e a manutenção de 784 quilômetros em linhas de transmissão e de 1.000 megavolt-ampères (MVA) em capacidade de transformação, além da continuidade da prestação de serviço público de 162,9 km de linhas de transmissão e 300 MVA em transformação. Os lotes abrangem seis estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

Com expectativa de criação de 7060 empregos diretos para as obras e a manutenção dos empreendimentos, dos quatro lotes previstos no edital apenas três serão ofertados em setembro. O MME - Ministério de Minas e Energia determinou em 17 de julho que o Lote 2 do certame, com empreendimentos no Rio Grande do Sul, fosse retirado para um novo estudo do traçado das linhas de transmissão e da localização das subestações inicialmente previstas, a ser produzido pela EPE - Empresa de Pesquisa Energética.

A justificativa é a de que os locais onde seriam instalados os empreendimentos, em especial a subestação São Sebastião do Caí 2 e as linhas de transmissão 230 kV Caxias - São Sebastião do Caí 2 e 230 kV Ivoti 2 - São Sebastião do Caí 2, foram severamente afetados pelas inundações verificadas no Rio Grande do Sul em abril. Foram identificadas nesses pontos interferências de manchas de cheias e proximidade de deslizamentos.

O lote 1, que se estenderá por quatro estados (Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo), representa em torno de 87% dos investimentos estimados em relação a todos os lotes do leilão. Para estimular a competitividade, ele foi dividido em dois sublotes, 1A e 1B.

Desse modo, haverá possibilidade de contratação do Lote 1 integral (sublotes 1A e 1B em conjunto) ou cada sublote. O sublote 1A tem instalações em final de concessão e a nova transmissora será responsável pela manutenção desses empreendimentos a partir de 18 de julho de 2025, incluindo os reforços e melhorias necessários, além da nova instalação de transmissão.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025