A Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica e o Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica firmaram no dia 13 de agosto acordo de cooperação técnica para aperfeiçoar as atividades das duas instituições na prevenção e repressão contra infrações econômicas no setor elétrico brasileiro.

Em específico, fazem parte dos objetivos do acordo o monitoramento relacionado à abertura do mercado de energia e a prevenção e garantia da competição entre os agentes. Para a Aneel, segundo seu diretor geral, Sandoval Feitosa, a cooperação vem ao encontro da necessidade de convergência da sua área de monitoramento, restrição e análise do poder de mercado com outros órgãos com a mesma temática, caso do Cade.

Segundo o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, a ideia é ajudar a Aneel no sentido preventivo, “para mostrar caminhos sob o ponto concorrencial sem entrar na competência exclusiva da agência, reconhecendo valores e direitos que a regulação deve resguardar”, disse durante a cerimônia de assinatura do acordo.

O acordo prevê o estabelecimento e aplicação de rotinas e procedimentos padronizados de atuação, capacitação técnica, acesso a informações e intercâmbio de conhecimento. Também estão previstas elaborações de estudos e pesquisas conjuntas.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025