A Engie colocou em operação comercial a primeira fase do conjunto eólico Serra do Assuruá, em Gentio do Ouro, na Bahia. As primeiras 15 unidades geradoras iniciaram a operação comercial no dia 6 de agosto, após autorização da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica.

A primeira ativação comercial representa 8% da capacidade instalada total. Todo o complexo será composto por 24 parques eólicos, com 188 aerogeradores e capacidade instalada total de 846 MW.

Sob investimento total de aproximadamente R$ 6 bilhões, a expectativa da empresa é que as obras gerem cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos. A primeira fase já em operação comercial teve início antecipado e a conclusão total do conjunto está prevista até o final de 2025.

O Serra do Assuruá iniciou a fase de implantação em março de 2023. Trata-se do  quarto projeto da Engie na Bahia, onde a companhia opera comercialmente os Conjuntos Eólicos Umburanas, Campo Largo 1 e Campo Largo 2, nas cidades de Sento Sé e Umburanas, que juntos ultrapassam 1 GW de potência instalada.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025