A Engie colocou em operação comercial a primeira fase do conjunto eólico Serra do Assuruá, em Gentio do Ouro, na Bahia. As primeiras 15 unidades geradoras iniciaram a operação comercial no dia 6 de agosto, após autorização da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica.

A primeira ativação comercial representa 8% da capacidade instalada total. Todo o complexo será composto por 24 parques eólicos, com 188 aerogeradores e capacidade instalada total de 846 MW.

Sob investimento total de aproximadamente R$ 6 bilhões, a expectativa da empresa é que as obras gerem cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos. A primeira fase já em operação comercial teve início antecipado e a conclusão total do conjunto está prevista até o final de 2025.

O Serra do Assuruá iniciou a fase de implantação em março de 2023. Trata-se do  quarto projeto da Engie na Bahia, onde a companhia opera comercialmente os Conjuntos Eólicos Umburanas, Campo Largo 1 e Campo Largo 2, nas cidades de Sento Sé e Umburanas, que juntos ultrapassam 1 GW de potência instalada.



Mais Notícias EM



Nutec lança projeto de R$ 1,4 milhão que transforma resíduos orgânicos em biometano no Ceará

Iniciativa produz biocombustível renovável de padrão comercial a partir de dejetos agroindustriais e urbanos

17/07/2026


Gaúcha Magnani entrega projeto de 9,7 mi para eletromobilidade em São Paulo

Estrutura permite o carregamento simultâneo de até 40 ônibus elétricos da Viação Metrópole Paulista, na capital paulista.

17/07/2026


ONS apresenta resultados do Plano da Operação Energética 2026-2030

Relatório reforça a necessidade de fontes flexíveis no SIN e de novos leilões de capacidade, além de apresentar um novo capítulo sobre curtailment

20/07/2026