A Engie colocou em operação comercial a primeira fase do conjunto eólico Serra do Assuruá, em Gentio do Ouro, na Bahia. As primeiras 15 unidades geradoras iniciaram a operação comercial no dia 6 de agosto, após autorização da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica.

A primeira ativação comercial representa 8% da capacidade instalada total. Todo o complexo será composto por 24 parques eólicos, com 188 aerogeradores e capacidade instalada total de 846 MW.

Sob investimento total de aproximadamente R$ 6 bilhões, a expectativa da empresa é que as obras gerem cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos. A primeira fase já em operação comercial teve início antecipado e a conclusão total do conjunto está prevista até o final de 2025.

O Serra do Assuruá iniciou a fase de implantação em março de 2023. Trata-se do  quarto projeto da Engie na Bahia, onde a companhia opera comercialmente os Conjuntos Eólicos Umburanas, Campo Largo 1 e Campo Largo 2, nas cidades de Sento Sé e Umburanas, que juntos ultrapassam 1 GW de potência instalada.



Mais Notícias EM



Brasil mantém liderança em custos baixos de renováveis, aponta Irena

Estudo da agência mostra que geração eólica no país tem LCOE abaixo da média global; solar também é competitiva.

25/07/2025


Mapa da CELA aponta R$ 454 bi em projetos de H2V no Brasil

Levantamento identificou 111 empreendimentos que exigirão 90 GW em novas usinas renováveis.

25/07/2025


Câmara de Bento Gonçalves entra no mercado livre de energia

Parceria com Ludfor marca pioneirismo no RS e amplia uso de energia limpa.

25/07/2025