O ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico lançou um painel interativo que mostra as indicações de capacidade remanescente para escoamento de novos projetos de geração de energia no SIN - Sistema Interligado Nacional.

Disponível no portal do operador na internet, na seção Energia do Futuro – Suprimento Elétrico, o painel traz os resultados de forma visual, permitindo ao usuário personalizar dois modos de visualização: mapa de margem e tabela de dados. Desenvolvida internamente, a ferramenta apresenta ainda dados sobre as oportunidades de conexão de novas centrais geradoras ao sistema de transmissão.

O mapa dinâmico do painel conta também com funcionalidades para acessar dados específicos sobre o horizonte de estudo, como região eletrogeográfica, unidade federativa, nível de tensão da conexão (kV) e evolução da margem de escoamento remanescente em nível de barramento (MW).

No chamado mapa de margem, o usuário pode visualizar a margem do barramento para o ano selecionado, sabendo a partir daí se há solicitações de acesso em análise, pareceres de acesso recentemente emitidos ou CUST assinados. Na seção tabela de dados, é possível verificar a evolução das margens ao longo dos anos para a localidade e o seu respectivo fator limitante.

O painel tem cerca de 600 pontos de conexão candidatos da Rede Básica (RB) ou de Interesse Exclusivo de Centrais de Geração para Conexão Compartilhada (ICG), considerando todas as configurações de transmissão previstas no horizonte de estudos do Planejamento Elétrico de Médio Prazo – PAR/PEL 2024, ciclo 2025-2029.



Mais Notícias EM



UHE Belo Monte atende 9% da demanda nacional no trimestre

A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.

17/04/2025


Energisa promove curso sobre inteligência artificial

Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.

21/04/2025


Empresa nacional desenvolve traçador de curva de baixo custo

Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.

17/04/2025