A estatal mineira Cemig desenvolveu um sistema de banco de baterias, operado remotamente, para dar suporte a sua rede de distribuição. A ser instalado em breve, o equipamento aproveita os momentos de menor demanda (como na madrugada) para armazenar energia, em baterias de alta capacidade, que poderá ser reinjetada na rede de acordo com a necessidade do local.

Segundo a empresa, o sistema pode ser usado para regularizar os níveis de tensão em horários de pico e para assumir o fornecimento de energia por um período de tempo, em caso de cortes na rede para manutenção ou devido a fatores externos, como eventos climáticos.

A Cemig aponta como vantagens da sua aplicação a maior estabilidade da rede e a redução dos cortes no abastecimento, principalmente em localidades com demandas mais específicas. O processo de implementação da primeira planta com o novo sistema na rede vai atender comunidade de cerca de 500 unidades consumidoras, com um gerador fotovoltaico acoplado a baterias.

“Conseguimos realizar operações inéditas no setor de distribuição de energia, utilizando os sistemas de armazenamento para prestarem suporte à rede, com destaque para o teste de operação ilhada, que é quando há um corte no fornecimento da rede convencional, o que representa uma alternativa para redução de interrupções do fornecimento de energia”, disse o engenheiro de gestão de ativos da distribuição da Cemig, Danilo Derick.

O desenvolvimento do projeto começou em 2016 com um chamamento da Aneel para pesquisas com sistemas de armazenamento de energia. Após aprovação pelo órgão regulador, a Cemig deu início ao projeto em parceria com a UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, a FITec - Fundação para Inovações Tecnológicas, a Concert Technologies e o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025