A BBCE – Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia ampliou a cobertura de suas curvas de preços futuros de energia. O índice BBCE Curva Forward passou a trazer também os valores praticados para todos os submercados do País (Sudeste Centro-Oeste, Sul, Norte e Nordeste) para o horizonte de A+20, ou seja, do mês vigente para os próximos 21 anos.

As informações são oferecidas com atualização diária tanto para ativos convencionais de fontes incentivadas, como eólica, solar e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). De acordo com o diretor comercial de produtos, comunicação e marketing da BBCE, Eduardo Rossetti, no primeiro semestre o volume financeiro negociado no balcão cresceu 202,5% e foi observada crescente liquidez dos diferentes ativos operados.

“Com foco no movimento do mercado e na necessidade dos clientes, aumentamos a cobertura da BBCE Curva Forward para contribuir ainda mais ao mercado com dados realistas e confiáveis”, disse. “Essas informações são utilizadas tanto como base de análise na hora de tomadas de decisões comerciais e estratégias de contratação de longo prazo quanto para fins de auditoria, relatórios internos e externos e estudos de mercado”, completa Rossetti.

A referência de preços da BBCE é baseada em negócios reais fechados ou formalizados pelas 200 empresas e 2 mil traders que acessam diariamente a plataforma EHUB. Para ativos mais longos, menos líquidos, o cálculo também conta com contribuição de preços diária de mais de 40 empresas. 



Mais Notícias EM



Aneel divulga prévia da CDE 2026 em consulta pública

Orçamento provisório prevê R$ 52,7 bi e alta influenciada por subsídios da geração distribuída.

12/12/2025


América do Sul mapeia 143 projetos de hidrogênio

Estudo da EIC vê potencial bilionário, mas ressalta entraves de rede, portos e regulação.

15/12/2025


AXIA inicia obras de transmissão no Ceará e no Nordeste

Projetos dos Lotes 03 e 05 somam R$ 3,6 bi e 1.456 km de linhas de transmissão.

12/12/2025