A WEG assinou contrato com a Guaporé Sul Transmissora de Energia para o fornecimento de uma solução compensadora destinada ao reforço da rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo comunicado, o acordo amplia a atuação da empresa no segmento de transmissão, com foco em requisitos técnicos de estabilidade e confiabilidade do sistema elétrico.
O fornecimento está inserido no empreendimento vencedor do Lote 4 do Leilão de Transmissão nº 04/2025, promovido pela Aneel. O projeto prevê a implantação de um sistema de transmissão entre Jauru (MT) e Vilhena (RO), com linhas em 500 kV e 230 kV, além da subestação Vilhena 2 (500/230 kV).
Com cerca de 354 quilômetros de extensão, o empreendimento tem como objetivo ampliar a capacidade de transmissão do subsistema Acre–Rondônia, considerado estratégico para o escoamento de energia e a segurança do suprimento na região Norte.
A WEG será responsável pelo fornecimento integral da solução compensadora, que inclui um compensador síncrono de 165 MVAr, um transformador trifásico de 165 MVA, transformadores auxiliares, sistema de partida, quadros elétricos e os sistemas de controle, comando, proteção e excitação. O escopo contempla ainda engenharia, estudos elétricos de integração, infraestrutura eletromecânica, além dos serviços de montagem, comissionamento e startup.
A Guaporé Sul Transmissora de Energia integra um grupo que inclui também Grande Sertão Transmissora, Tropicália Transmissora e a PCH Braço, com atuação em geração e transmissão. A empresa faz parte do portfólio de ativos do BTG Pactual, por meio de fundos de infraestrutura.
Mais Notícias EM
Pedidos de carga, geração e reforços se concentram em pontos críticos do SIN.
13/02/2026
Volumes crescem e perdas permanecem abaixo do teto regulatório.
13/02/2026
Projetos concentram 7 GW na fila do ONS e expõem pressão sobre a rede básica.
13/02/2026