A Fila de Parecer de Acesso (PA) do ONS, atualizada até fevereiro de 2026, evidencia os principais vetores de demanda por conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN) nos segmentos de consumo, geração e distribuição. O levantamento reforça a crescente pressão sobre pontos estratégicos da rede básica, segundo análise da Datlaz.

No grupo de consumidores, os maiores pedidos de acesso estão associados a projetos de grande porte. Destacam-se o CL Scala AI City, no Rio Grande do Sul, voltado ao setor de data centers, e os empreendimentos Pecém-VdB-01 e Pecém-VdB-04, no Ceará. As solicitações concentram-se em subestações de 500 kV e 525 kV, especialmente em regiões com infraestrutura portuária e tecnológica.

Entre os geradores, a expansão segue concentrada em fontes renováveis e em ajustes de conexão à rede. Os principais pedidos incluem o Complexo Associado Morrinhos, na Bahia, a revisão de acesso das UHE Estrela e PCH Taboca, em Goiás, e a UFV Botucatu, em Minas Gerais, com maior demanda por conexões em subestações de 230 kV.

No segmento de distribuição, os pedidos em andamento indicam a necessidade de reforços para sustentar o crescimento da carga local. Lideram as solicitações a SE Ilhabela 138 kV, da Elektro, seguida pela SE Anhanguera 88 kV, da Enel São Paulo, e por duas novas entradas de linha de 138 kV da CPFL Piratininga na SE Itatiba, todas associadas a obras classificadas como “em andamento”.

Segundo a Datlaz, os dados da Fila de Parecer de Acesso funcionam como um indicador antecipado de saturação em pontos críticos do sistema e ajudam a orientar decisões de investimento e localização de novos projetos.

O monitoramento contínuo dessas solicitações é apontado como essencial para mitigar riscos técnicos e comerciais, especialmente em regiões onde a expansão da carga e da geração ocorre de forma simultânea e acelerada.

A fila de parecer reúne pedidos que ainda dependem de avaliação técnica e reforça o papel do planejamento da transmissão e da distribuição como condição para a viabilização de novos empreendimentos no setor elétrico.



Mais Notícias EM



WEG fornece solução compensadora para linha MT–RO

Contrato atende projeto do Lote 4 do Leilão de Transmissão 04/2025 da Aneel.

13/02/2026


Equatorial amplia energia faturada no 4º trimestre

Volumes crescem e perdas permanecem abaixo do teto regulatório.

13/02/2026


Data centers lideram pedidos de acesso à transmissão

Projetos concentram 7 GW na fila do ONS e expõem pressão sobre a rede básica.

13/02/2026