A Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou o uso extraordinário dos recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) para revitalização das redes elétricas no Rio Grande do Sul, que foram drasticamente atingidas durantes as recentes enchentes no estado.

A decisão colegiada durante reunião da diretoria no dia 9 de julho contempla a antecipação dos recursos do PEE de 2025, que serão aplicados para revitalizar redes elétricas, reformar instalações e fornecer geradores em situações emergenciais. Além disso, o dinheiro será empregado para reposição de eletrodomésticos dos consumidores, como lâmpadas e aparelhos refrigeradores.

Além do PEE, também serão utilizados recursos dos Programas de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética (P&D-EE) não comprometidos em 2024. Ao todo, 20 distribuidoras de energia atuam no estado do Rio Grande do Sul e juntas atendem a cerca de 4,5 milhões de unidades consumidoras.

A flexibilização dos requisitos regulatórios, em caráter excepcional, para as concessionárias e permissionárias de distribuição de energia que atuam no estado, terá a mesma vigência do Decreto Legislativo nº 236/2024, que reconheceu o estado de calamidade pública até o dia 31 de dezembro de 2024.

 

Imagem de jcomp no Freepik



Mais Notícias EM



Aneel divulga finalistas do Prêmio de Satisfação 2025

Cerimônia será realizada em 25 de março, em Brasília, com transmissão online

06/03/2026


Expolux 2026 anuncia trilhas temáticas e novos espaços de experiência

Evento pretende expandir oportunidades de demonstração tecnológica, networking e atualização profissional

09/03/2026


AXIA Energia implanta primeira Neocloud da América Latina

Infraestrutura com GPUs dedicadas à IA é desenvolvida em parceria com o Cepel e amplia capacidade nacional de computação científica.

06/03/2026