A Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou o uso extraordinário dos recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) para revitalização das redes elétricas no Rio Grande do Sul, que foram drasticamente atingidas durantes as recentes enchentes no estado.
A decisão colegiada durante reunião da diretoria no dia 9 de julho contempla a antecipação dos recursos do PEE de 2025, que serão aplicados para revitalizar redes elétricas, reformar instalações e fornecer geradores em situações emergenciais. Além disso, o dinheiro será empregado para reposição de eletrodomésticos dos consumidores, como lâmpadas e aparelhos refrigeradores.
Além do PEE, também serão utilizados recursos dos Programas de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética (P&D-EE) não comprometidos em 2024. Ao todo, 20 distribuidoras de energia atuam no estado do Rio Grande do Sul e juntas atendem a cerca de 4,5 milhões de unidades consumidoras.
A flexibilização dos requisitos regulatórios, em caráter excepcional, para as concessionárias e permissionárias de distribuição de energia que atuam no estado, terá a mesma vigência do Decreto Legislativo nº 236/2024, que reconheceu o estado de calamidade pública até o dia 31 de dezembro de 2024.
Imagem de jcomp no Freepik
Mais Notícias EM
Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN
24/11/2025
Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.
24/11/2025
Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.
24/11/2025