A Taesa, empresa de transmissão de energia, e a Elastri Engenharia abriram 900 vagas para curso gratuito de formação de mão de obra para a região de Colombo, no Paraná. Primeiro criado pelo grupo, o treinamento visa atender demanda de profissionais para o Projeto Ananaí, que compreende a construção de 75 quilômetros de linhas de transmissão entre Ponta Grossa, no Paraná, e Assis, no estado de São Paulo. A meta é que os melhores alunos sejam avaliados e concorram às vagas de emprego.

“Além do Paraná, nosso objetivo é promover a formação educacional em outras regiões do país onde a Taesa atua na construção, manutenção e operação de redes de transmissão, buscando cuidar das comunidades e apoiar o desenvolvimento socioeconômico local”, disse a coordenadora de comunicação da empresa, Renata Schiffer.

Além de moradores de Colombo, também poderão se inscrever candidatos de Curitiba, Campo Largo, Quatro Barras, Almirante Tamandaré e Pinhais, todas cidades do Paraná. O curso abrange competências digitais, treinamento em comunicação e inteligência emocional, e conhecimentos gerais sobre o segmento de construção de linhas de transmissão. Após os níveis básico e intermediário, cada aluno poderá escolher uma ou mais trilhas de conhecimento, entre obras civis, montagem eletromecânica, lançamento e grampeamento de cabos, eletricista ou gestão administrativa. A seleção será por ordem de inscrição, priorizando os moradores da região de Colombo.

As inscrições estão abertas desde o dia 24 de junho e podem ser feitas no site da empresa www.taesa.com.br/educa. O curso terá um dia de ambientação presencial, em Colombo, e as demais aulas serão realizadas on-line. Para os alunos sem acesso a computador ou celular com internet, serão disponibilizados os equipamentos. As primeiras turmas começam a partir do dia 8 de julho.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025