A RZK Energia captou R$ 150 milhões junto ao BNB - Banco do Nordeste do Brasil para o financiamento de novos projetos de geração solar distribuída renovável na região do Nordeste. A empresa prevê usar os recursos para construir sete usinas fotovoltaicas, sendo duas no Ceará e outras cinco no Piauí, que devem somar 45 MWp ao seu portfólio de ativos até o final de 2025.

Entre as usinas, a empresa já desenvolve aquela que, segundo ela, é o maior projeto de GD de Teresina, no Piauí, estado que receberá a maior parcela do capital assegurado com o BNB. No mesmo estado, a empresa instala as plantas solares Junco I e II, em Chapadinha Sul. Juntas, as usinas ocuparão uma área de 15 hectares e terão potência de 6,33 MWp, além de utilizarem tecnologia de seguidores solares (trackers). A estimativa é de gerar 12.232 MWh por ano com os projetos.

Segundo Luiz Serrano, CEO e Managing Partner da RZK Energia, os investimentos visam diversificar geograficamente a atuação da empresa, até então mais concentrada em projetos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “Já temos uma presença significativa na geração distribuída, comercialização de energia no mercado livre e ferramentas de gestão nessas regiões, mas é um passo importantíssimo avançarmos no terceiro maior mercado de GD do país”, disse.

Com o ganho de capilaridade no Nordeste a partir dos sete projetos, a RZK Energia planeja gerar energia suficiente para o abastecimento de até 35 mil residências ou pequenos negócios, cujo consumo sustentável poderá evitar a emissão correspondente a 132 mil toneladas de CO2, o equivalente à absorção de 810 mil árvores da Mata Atlântica.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025