A operadora de telecom Vivo, do grupo espanhol Telefonica, e a Auren, empresa de energia da Votorantim e da CPP Investments, firmaram joint-venture para criar a GUD Energia, comercializadora de energia do mercado livre (ACL). A ideia, segundo comunicado, é criar soluções customizadas em energia renovável em todo o país e atuar de forma consultiva, com produtos e serviços e ofertas de contratos com até 30% de desconto na conta de energia.

“A estratégia inicial é o segmento de clientes que estão no grupo A de tensão, como comércios, serviços e indústrias, mas vamos nos preparar para, no futuro, atuar no segmento de baixa tensão e residencial, em um cenário de abertura total do mercado de eletricidade brasileiro”, disse o diretor geral da GUD, Fabio Balladi. O nome da nova empresa é inspirado na fonética da palavra “good”, em inglês.

A decisão de criar a joint-venture já havia sido anunciada por Vivo e Auren em dezembro do ano passado. Em seis meses, os envolvidos no novo empreendimento conceberam produto, oferta, canais de vendas e estrutura comercial para atuar no mercado.

A empresa entra no setor aproveitando o boom de migração de consumidores ao ACL registrado neste ano, com a abertura para toda a alta e média tensão. Desde 1º janeiro de 2024, mais de 72 mil novos consumidores, entre fábricas, escritórios e estabelecimentos comerciais, segundo estudo feito pela CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, passaram a poder migrar para o ACL a partir deste ano.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025