Para fugir das tarifas mais caras do horário de ponta, a mineradora Vale resolveu instalar um sistema de armazenamento de energia em bateria no seu terminal portuário da Ilha Guaíba, no Rio de Janeiro.  A tecnologia escolhida foi o sistema BESS (Battery Energy Storage System) da Micropower Comerc.

Com estimativa de reduzir em 20% os gastos com energia, o equipamento em instalação tem capacidade de armazenamento de 10 MWh, o suficiente para atender 45 mil residências em uma hora.  O sistema BESS é composto por baterias de íon-lítio fabricadas pela Tesla.

O projeto prevê o carregamento do sistema sempre que a demanda por energia do terminal portuário estiver baixa. Nos horários de pico de demanda, com as baterias carregadas, haverá a substituição da rede da concessionária.

Esse tipo de aplicação, substituindo o convencional sistema com geradores de diesel, promete reduzir os gastos ao mesmo tempo em que descarbonizará parte das atividades no terminal, meta de sustentabilidade da mineradora. A previsão é que parte dessa redução de custo remunere a Micropower Comerc, que será a responsável ainda pela operação do equipamento.

A Micropower Comerc é uma joint venture entre a comercializadora Comerc e a norte-americana Micropower Energy, que por sua vez tem 20% das suas ações sob controle da Siemens. Seu modelo de negócio não demanda investimento do cliente, já que a remuneração é sempre feita pela economia obtida, através do acordo de recebimento de percentual equivalente ao total economizado.

As baterias – que podem ser de qualquer fornecedor – são gerenciadas por software, têm vida útil estimada em 15 anos e o custo médio do kWh instalado é de US$ 450, com tendência de queda contínua. O foco das soluções da Micropower Comerc está na geração na ponta, na redução de demanda contratada (para ser acionada nos momentos em que a demanda ultrapassa um volume pré-determinado e suficiente para reduzir o contrato) ou ainda para back-up, para a bateria assumir o abastecimento em casos emergenciais.



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024