O ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Eletrobras CGT Eletrosul concluíram no dia 19 de maio o processo de reenergização da linha de transmissão 525 kV Itá-Gravataí, formada pela composição das LT 525 kV Itá-Nova Santa Rita C1 e LT 525 kV Nova Santa Rita-Gravataí.

A medida visa atender a demanda emergencial de carga do Rio Grande do Sul, em especial a região metropolitana de Porto Alegre, cuja infraestrutura do SIN - Sistema Interligado Nacional ainda se encontra afetada pelos impactos das fortes chuvas do começo de maio.

A ação faz parte do monitoramento do ONS na região, que vem realizando reuniões com os agentes de geração e transmissão locais, observando os níveis dos reservatórios e coordenando a operação hidráulica e elétrica para gerenciar a cheia e o sistema de transmissão.

A Eletrobras também montou um planejamento especial para a região, com o deslocamento em campo de mais de 120 profissionais no estado, por meio da subsidiária Eletrobras CGT Eletrosul. No mesmo dia 19, por exemplo, foi reenergizada parcialmente a subestação Nova Santa, após mais de duas semanas totalmente alagada, e cujo suprimento foi recuperado por conta da conclusão do processo de reenergização da linha de transmissão Itá – Gravataí.



Mais Notícias EM



Brasil mantém liderança em custos baixos de renováveis, aponta Irena

Estudo da agência mostra que geração eólica no país tem LCOE abaixo da média global; solar também é competitiva.

25/07/2025


Mapa da CELA aponta R$ 454 bi em projetos de H2V no Brasil

Levantamento identificou 111 empreendimentos que exigirão 90 GW em novas usinas renováveis.

25/07/2025


Câmara de Bento Gonçalves entra no mercado livre de energia

Parceria com Ludfor marca pioneirismo no RS e amplia uso de energia limpa.

25/07/2025