As vendas globais anuais de carros elétricos devem atingir cerca de 17 milhões de unidades até o fim de 2024, aponta levantamento da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), o Global EV Outlook. O desempenho reflete o ritmo de vendas registrado no primeiro trimestre, quando houve crescimento de 25% em comparação com o mesmo período de 2023.

Isso significa, na análise do relatório, que mais de um em cada cinco carros vendidos em todo o mundo neste ano deve ser elétrico. Isso, segundo a IEA, fará com que o aumento da demanda projetado para a próxima década tenha poder de refazer a indústria automobilística global, reduzindo de forma significativa o consumo de petróleo no transporte rodoviário.

O crescimento do primeiro trimestre foi semelhante à taxa registrada no mesmo período do ano anterior, mas a partir de uma base maior. O número de carros elétricos vendidos globalmente nos primeiros três meses deste ano é aproximadamente equivalente ao número vendido em todo o ano de 2020.

A China se mantém como destaque. Em 2024, as vendas de carros elétricos no país asiático devem saltar para cerca de 10 milhões, representando cerca de 45% de todas as vendas nacionais de carros. Já nos Estados Unidos, cerca de um em cada nove carros vendidos deve ser elétrico. Na Europa, apesar de perspectiva geralmente fraca para as vendas de carros de passeio e da eliminação gradual dos subsídios em alguns países, os veículos elétricos ainda devem representar cerca de um em cada quatro carros vendidos.

Os dados projetados da agência ganham mais relevância porque se baseiam em um desempenho já recorde registrado em 2023. No ano passado, as vendas globais de carros elétricos dispararam 35%, para quase 14 milhões. Embora a demanda tenha permanecido concentrada na China, Europa e Estados Unidos, o crescimento também acelerou em alguns mercados emergentes, como Vietnã e Tailândia, onde os carros elétricos representaram 15% e 10%, respectivamente, de todos os carros vendidos.



Mais Notícias EM



Aerogeradores chineses chegam ao Porto do Suape

Conjuntos eólicos completos da Goldwind desembarcam em Pernambuco e seguem por rodovia para parque eólico na Paraíba

06/05/2024


Statkraft vai investir R$ 926 milhões em usinas híbridas na Bahia

A estatal norueguesa usará recursos para implantar complexo solar e baterias junto a parques eólicos

06/05/2024


ONS prevê cenário de carga mais alta no fim de maio

Boletim do PMO projeta crescimento no SIN de 5,5% e em todos os subsistemas

06/05/2024