A Capitale Energia se tornou a primeira comercializadora de energia elétrica a conseguir o selo Energia Verde, do programa de certificação da bioeletricidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia, a Unica, feito em parceria com a CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

O certificado é concedido desde 2015 a usinas produtoras de bioeletricidade que cumprem quesitos ambientais e de eficiência energética, e para as comercializadoras e consumidores de energia que adquirem bioeletricidade dessas usinas no mercado livre.

Segundo o gerente de bioeletricidade da Unica, Zilmar de Souza, a partir do momento em que a comercializadora obtém o selo, os consumidores atendidos pela comercializadora também podem solicitá-lo, sem custo financeiro, desde que também se enquadrem nas diretrizes do programa. “Nós acreditamos que isso representa um diferencial competitivo e de sustentabilidade no mercado livre para as comercializadoras e para as usinas de bioeletricidade que comercializam energia junto às comercializadoras”, disse.

Um total de 47 usinas sucroenergéticas já detêm o certificado energia verde. Segundo Souza, ao longo de 2024, estima-se que essas usinas devam produzir quase 9 mil GWh, o suficiente para atender mais de 4 milhões de unidades consumidoras residenciais no ano.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025