A Corio Generation, do fundo australiano Macquarie Asset Management, assinou um memorando de entendimento (MoU, em inglês) com a desenvolvedora portuária brasileira Prumo para implantar parques eólicos offshore no Porto do Açu, norte do Rio de Janeiro.
A meta da Corio é desenvolver cinco parques eólicos offshore no Brasil, com total de 6 GW de potência instalada, e visa atender planejamento de expandir seu portfólio global hoje superior a 30 GW nas Américas, Ásia-Pacífico e Europa. Os locais para os parques eólicos de plataforma fixa no Brasil, cada um com cerca de 1,2 GW, foram registrados para pedido de licenciamento no Ibama nas áreas marítimas do Nordeste, Sudeste e Sul do país.
A expectativa da Corio, empresa fundada em 2023, é que o Porto do Açu, considerado o maior complexo portuário industrial privado e de águas profundas da América Latina, desempenhe papel central no apoio ao setor eólico offshore do Brasil em razão da sua localização e proximidade com os locais propostos para parques eólicos. O MoU fará com que as duas empresas explorem o uso do Porto do Açu como base estratégica para a implantação eólica offshore da Corio, envolvendo a potencial reserva de uma área dedicada para futura instalação, operação e manutenção de parques eólicos.
"Para apoiar a implantação de parques eólicos offshore no Brasil, é fundamental que tenhamos infraestrutura portuária para instalação, operação e manutenção de parques eólicos”, afirmou o CEO da Corio, Jonathan Cole. Ao todo, há 33 GW em projetos eólicos offshore em processo de licenciamento na costa do Porto do Açu, de vários empreendedores.
Mais Notícias EM
A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.
17/04/2025
Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.
21/04/2025
Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.
17/04/2025