A Eletrobras assinou um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a empresa Paul Wurth Brasil, do grupo SMS. O propósito do acordo é a colaboração mútua para produzir e utilizar hidrogênio verde (H2V) em processos industriais.

Pelo MoU, as empresas concordaram com a construção e operação de uma planta de 10 MW para a produção de hidrogênio verde e oxigênio, que será implementada nas proximidades de uma usina siderúrgica, na zona oeste do Rio de Janeiro A produção será disponibilizada para oferta mediante consumo medido, por meio de um contrato de off-take de longo prazo (7 a 10 anos).

A previsão é a de que os estudos para a instalação estejam concluídos em menos de um ano. Quando finalizada, a planta terá capacidade 37 vezes maior do que a da plataforma de desenvolvimento e demonstração de tecnologias do hidrogênio renovável da Eletrobras, situada na UHE Itumbiara, na divisa entre Minas Gerais e Goiás.

Segundo comunicado, a parceria estabelecida entre a Eletrobras e a Paul Wurth visa aproveitar a sinergia de competências das duas empresas. A Eletrobras entra no projeto com seu know-how de geração e transmissão de energia, e a Paul Wurth com a experiência de 150 anos do grupo controlador SMS, especializado no fornecimento de soluções para a indústria dos metais.

A assinatura do MoU é desdobramento de projeto iniciado há dois anos, marcado pela celebração de um acordo de confidencialidade entre a Eletrobras e a Paul Wurth. O acordo visou o alinhamento para buscar soluções ecologicamente sustentáveis para a indústria de metais, com foco na descarbonização por meio do hidrogênio verde. Isso gerou estudos de viabilidade e engenharia conceitual que culminou com o projeto da planta de H2V no Rio.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025