O ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico abriu as inscrições para um programa de inovação para startups. Batizado de InovAberta, a ideia é conectar startups e grandes empresas ao operador para o desenvolvimento de soluções para as grandes questões do setor elétrico brasileiro.

As startups inscritas participarão de processo de seleção conduzido pelo ONS e pela empresa Liga Ventures, que se dará por meio de avaliações e entrevistas. Os projetos selecionados serão apresentados no Pitch Day aos técnicos do ONS. O programa vai escolher três startups capazes de desenvolver provas de conceito (PoCs), que serão testadas durante um período de três meses.

As soluções precisam contribuir para o aprimoramento e a modernização dos processos relacionados a cinco temas. O primeiro visa estimar taxa de manutenção de usinas para estudos energéticos prospectivos. O segundo é para fazer comparação de gráficos para validação de modelos de equipamentos. O terceiro é sobre diagramas unifilares elétricos, atividade direcionada ao cadastramento de forma gráfica das instalações do SIN. Para completar, o quarto tema é para otimizar o processo de faturamento dos encargos de transmissão, por meio do desenvolvimento de solução de comunicação de dados financeiros. E o último mira a representação dos veículos elétricos na demanda de energia, para a construção de cenários para o Brasil, a partir de experiências em mercados internacionais.

As inscrições para o InovAberta podem ser feitas entre 13 de março e 7 de abril, por meio do site http://onsinovaberta.liga.ventures.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024