A Copel anunciou seu plano de investimentos para 2024. Ao longo do ano, a empresa de energia paranaense pretende desembolsar R$ 2,1 bilhões em projetos na área de distribuição de energia, de um total de R$ 2,4 bilhões aprovados no orçamento.

Segundo a empresa, os recursos serão aplicados em obras de melhoria na rede em todas as regiões do Paraná. O plano prevê a construção de 18 novas subestações, 12 linhas de distribuição, ampliação e modernização de outras 80 subestações, instalação e substituição de transformadores, novas redes e o aporte nos principais programas da companhia, como o Paraná Trifásico, que substitui a rede rural existente por uma rede trifaseada, com cabos protegidos e capacidade de comunicação remota, e o Rede Elétrica Inteligente, que expande o smart grid pelo estado.

Um dos destaques do plano é a construção de novas subestações. Das 18 unidades cuja construção está em andamento, três – todas de 138 mil volts – devem entrar em operação ainda em 2024: as subestações Petrópolis, em Francisco Beltrão; Morangueira, em Maringá; e São Miguel do Iguaçu, no município homônimo do oeste do estado.

Dentre as 15 restantes, sete unidades são de 138 mil volts e estão em construção em Capanema, Capitão Leônidas Marques, Cianorte, Campo Mourão, Apucarana, Paiçandu e Piraí do Sul. As outras oito subestações em construção, que vão operar em 34,5 mil volts, beneficiam Mallet, Santa Mônica, Brasilândia do Sul, Balsa Nova, Vitorino, Almirante Tamandaré, Ponta Grossa e Paula Freitas.

Além das novas estruturas, 80 subestações estão sendo ampliadas e modernizadas em todas as regiões do estado. Em 26 delas (9 unidades de 138 mil volts e 17 de 34,5 mil volts), as melhorias serão concluídas ainda em 2024. Nas 54 unidades restantes, as obras serão concluídas a partir de 2025 (são 25 subestações de 138 mil volts, 3 de 69 mil volts, e 26 de 34,5 mil volts).

A Copel também está construindo 12 novas linhas de alta tensão para conectar subestações e reforçar a redundância da rede. Dessas, três ficarão prontas ainda em 2024: duas para conectar a nova subestação Lea Martins, em Ponta Grossa, às unidades Sabará e Ponta Grossa Sul, e uma terceira para inserir a subestação Morangueira no sistema.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025