A Ypê, fabricante de produtos de higiene e limpeza, fechou parceria com a Casa dos Ventos para entrar como sócia-autoprodutora de energia no complexo eólico Rio do Vento, no Rio Grande do Norte, com previsão de atingir capacidade instalada de 1.038 MW.

O contrato, com valor de aproximadamente R$ 250 milhões e duração até 2039, faz a indústria se tornar autoprodutora de energia remota, modelo pelo qual geração e consumo de energia ocorrem em locais diferentes. A modalidade tem como principal vantagem a isenção de encargos de consumo. Segundo o diretor de pesquisa, desenvolvimento e sustentabilidade da Ypê, Gustavo de Souza, a energia contratada pelo PPA vai suprir 40% do consumo da empresa.

“Essa parceria é mais um passo em direção à redução de emissões de CO2 do Brasil, e que permite viabilizar, inclusive, produtos ainda mais sustentáveis para os consumidores. Além disso, confere o protagonismo da Ypê na gestão da sua energia e impulsiona a jornada da neutralização de emissões”, disse em comunicado o diretor-executivo da Casa dos Ventos, Lucas Araripe.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025