A Ypê, fabricante de produtos de higiene e limpeza, fechou parceria com a Casa dos Ventos para entrar como sócia-autoprodutora de energia no complexo eólico Rio do Vento, no Rio Grande do Norte, com previsão de atingir capacidade instalada de 1.038 MW.
O contrato, com valor de aproximadamente R$ 250 milhões e duração até 2039, faz a indústria se tornar autoprodutora de energia remota, modelo pelo qual geração e consumo de energia ocorrem em locais diferentes. A modalidade tem como principal vantagem a isenção de encargos de consumo. Segundo o diretor de pesquisa, desenvolvimento e sustentabilidade da Ypê, Gustavo de Souza, a energia contratada pelo PPA vai suprir 40% do consumo da empresa.
“Essa parceria é mais um passo em direção à redução de emissões de CO2 do Brasil, e que permite viabilizar, inclusive, produtos ainda mais sustentáveis para os consumidores. Além disso, confere o protagonismo da Ypê na gestão da sua energia e impulsiona a jornada da neutralização de emissões”, disse em comunicado o diretor-executivo da Casa dos Ventos, Lucas Araripe.
Mais Notícias EM
Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.
22/08/2025
Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.
22/08/2025
Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.
22/08/2025