A Ypê, fabricante de produtos de higiene e limpeza, fechou parceria com a Casa dos Ventos para entrar como sócia-autoprodutora de energia no complexo eólico Rio do Vento, no Rio Grande do Norte, com previsão de atingir capacidade instalada de 1.038 MW.

O contrato, com valor de aproximadamente R$ 250 milhões e duração até 2039, faz a indústria se tornar autoprodutora de energia remota, modelo pelo qual geração e consumo de energia ocorrem em locais diferentes. A modalidade tem como principal vantagem a isenção de encargos de consumo. Segundo o diretor de pesquisa, desenvolvimento e sustentabilidade da Ypê, Gustavo de Souza, a energia contratada pelo PPA vai suprir 40% do consumo da empresa.

“Essa parceria é mais um passo em direção à redução de emissões de CO2 do Brasil, e que permite viabilizar, inclusive, produtos ainda mais sustentáveis para os consumidores. Além disso, confere o protagonismo da Ypê na gestão da sua energia e impulsiona a jornada da neutralização de emissões”, disse em comunicado o diretor-executivo da Casa dos Ventos, Lucas Araripe.



Mais Notícias EM



Nova norma eleva o padrão de segurança contra arcos elétricos no Brasil

NBR 17227 define critérios para gerenciamento dos riscos, com foco no cálculo da energia incidente, sinalização de perigos e uso adequado de EPIs.

08/06/2025


MME publica cronograma de leilões de transmissão até 2027

Programação inclui certames nos meses de abril e outubro dos próximos anos.

08/06/2025


Isa moderniza infraestrutura de transmissão em SP

Companhia investiu R$ 306 milhões no primeiro trimestre, 26% a mais do que em mesmo período de 2024.

08/06/2025