A perspectiva para a eletromobilidade, tanto de veículos leves como ônibus e caminhões elétricos, é das mais animadoras. Recente estudo da consultoria Deloitte aponta que o mercado cresce a uma média de 30% ao ano e caminha para chegar em 2030 com uma venda anual em todo o mundo de 31,1 milhões de veículos com baterias elétricas. Isso partindo de um patamar em 2020 projetado em 2,5 milhões de veículos elétricos e híbridos.

Para suportar essa tendência irreversível, porém, há de se montar uma infraestrutura de eletropostos de recarga para tornar viável e interessante ao consumidor fazer a recomendável transição energética. No Brasil, onde essa mudança cultural rumo à eletrificação do transporte individual e público ainda está em estágio inicial, não é diferente. A crescente oferta de veículos elétricos no país e o interesse da sociedade em abraçar a causa de uma economia de baixo carbono incentivam o desenvolvimento dessa infraestrutura de recarga, o que fica claro com vários projetos em andamento.

Para debater esses temas sob a perspectiva nacional, a revista EM preparou o webinar “Veículos Elétricos – Infraestrutura para Instalações de Recarga”, dia 27 de agosto, às 18h no canal do Youtube da Aranda Eventos.

Como palestrante, o especialista Rafael Cunha, COO da MovE Eletromobilidade, planeja levantar as principais questões técnicas do projeto elétrico e de instalação de carregadores para veículos elétricos, sob a ótica das normas técnicas ABNT e IEC e das boas práticas para a infraestrutura de recarga. A MovE Eletromobilidade está de forma pioneira, há doze anos, criando soluções próprias para gestão e controle de recargas de veículos elétricos.

Para se inscrever no webinar acesse https://oferta.arandanet.com.br/11o-webinar-em



Mais Notícias EM



Linhão conecta Roraima ao Sistema Interligado Nacional

Obra de R$ 3,3 bilhões encerra isolamento energético do estado e tem 724 km de extensão.

15/09/2025


Projeto no Paraná vai produzir hidrogênio a partir de biogás

Iniciativa prevê uso de resíduos de esgoto para gerar 100 t/ano de H₂ de baixo carbono.

15/09/2025


Parque Eólico Monte Verde recebe certificação de créditos de carbono

Projeto de 319 MW no RN alcança selo Diamante do GCC.

15/09/2025