A siderúrgica ArcelorMittal testou o uso de caminhão 100% elétrico para transporte de bobinas de aço em rotas de curta e média distância. O teste foi realizado pela unidade Vega da ArcelorMittal, em São Francisco do Sul, SC, em um percurso de 488 quilômetros e com trechos de serra.

O trajeto foi dividido em três rotas de entrega: duas em Santa Catarina, para Araquari (Sampaio Distribuidora) e São Bento do Sul (Tuper) e uma para o Paraná, em Araucária, na ArcelorMittal Gonvarri. Com a utilização do caminhão elétrico, a empresa evitou a emissão de 1,5 tonelada de CO2.

O teste foi viabilizado com apoio do Programa Logística Verde Brasil (PLVB), do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS). Segundo comunicado da empresa, a ArcelorMittal foi a primeira produtora de aço a se tornar membro do PLVB, programa que integra empresas transportadoras, embarcadores e provedores de soluções com instituições de apoio para tornar a logística brasileira mais sustentável.

“O teste é um desdobramento da estratégia de descarbonização da empresa, que já conta com práticas de transporte, como a otimização dos caminhões nas rotas e o uso de meios de transporte alternativos, como a cabotagem break bulk, contêiner e ferrovia para atendimento a alguns destinos”, disse o diretor de planejamento e logística da ArcelorMittal, Eduardo Raya. Segundo ele, no teste foi identificado que o caminhão elétrico apresenta a mesma condição de dirigibilidade, segurança e facilidade de operação.

O veículo utilizado no teste foi um caminhão a diesel convertido para elétrico, com autonomia adaptada para as necessidades da operação. Segundo a empresa, essa opção foi necessária porque o Brasil ainda não conta com o desenvolvimento de veículos pesados movidos a eletricidade para a dimensão de peso de carga operada pela siderurgia, com capacidade máxima de tração de 80 toneladas.



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