A distribuidora EDP iniciou a construção de uma nova subestação de energia para Ferraz de Vasconcelos, no estado de São Paulo. Com investimentos de R$ 31 milhões, a unidade ampliará capacidade energética da cidade em 38%. Trata-se da segunda do município, cujo projeto tem a previsão de início de operação no segundo semestre.

Segundo o diretor da EDP em São Paulo, Marcos Campos, a subestação, batizada de Parque Dourado, faz parte do planejamento estratégico da EDP para reforçar a infraestrutura energética do Alto Tietê. O projeto prevê a instalação de dois transformadores, com o acréscimo de 45 MVA de potência ao sistema atual de Ferraz de Vasconcelos.

Os transformadores utilizarão óleo vegetal, material biodegradável extraído de fontes renováveis e que também aumentam a durabilidade dos equipamentos. A subestação contará ainda com reúso de água pluvial, terá instalação de geração solar para suprir o consumo próprio de energia elétrica e utilizará transformadores de serviço auxiliar a seco, ou seja, sem uso de óleo isolante.

O investimento envolve ainda a conexão da nova subestação ao sistema de distribuição de energia local: uma rede de média tensão com 11,7 km. A nova estrutura contempla cabeamentos com tecnologia de maior proteção e resistência a agentes externos. Também serão instalados 16 equipamentos de proteção e de manobras de carga, que funcionam de forma automatizada para limitar o impacto de possíveis ocorrências.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025