A distribuidora EDP iniciou a construção de uma nova subestação de energia para Ferraz de Vasconcelos, no estado de São Paulo. Com investimentos de R$ 31 milhões, a unidade ampliará capacidade energética da cidade em 38%. Trata-se da segunda do município, cujo projeto tem a previsão de início de operação no segundo semestre.
Segundo o diretor da EDP em São Paulo, Marcos Campos, a subestação, batizada de Parque Dourado, faz parte do planejamento estratégico da EDP para reforçar a infraestrutura energética do Alto Tietê. O projeto prevê a instalação de dois transformadores, com o acréscimo de 45 MVA de potência ao sistema atual de Ferraz de Vasconcelos.
Os transformadores utilizarão óleo vegetal, material biodegradável extraído de fontes renováveis e que também aumentam a durabilidade dos equipamentos. A subestação contará ainda com reúso de água pluvial, terá instalação de geração solar para suprir o consumo próprio de energia elétrica e utilizará transformadores de serviço auxiliar a seco, ou seja, sem uso de óleo isolante.
O investimento envolve ainda a conexão da nova subestação ao sistema de distribuição de energia local: uma rede de média tensão com 11,7 km. A nova estrutura contempla cabeamentos com tecnologia de maior proteção e resistência a agentes externos. Também serão instalados 16 equipamentos de proteção e de manobras de carga, que funcionam de forma automatizada para limitar o impacto de possíveis ocorrências.
Mais Notícias EM
Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.
22/08/2025
Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.
22/08/2025
Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.
22/08/2025