Durante 2023, foram instalados na Bahia 50 novos parques eólicos, com um investimento de mais de R$ 10 bilhões, maior número da série histórica iniciada em 2012, segundo apuração do governo baiano. O estado também apresentou a maior geração total de energia eólica, sendo responsável por 33% da geração nacional, com base nos dados de geração acumulada em 2023, disponibilizados pela CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Segundo informe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), 312 usinas estão em operação no Estado, com capacidade de 8,90 GW de potência outorgada, um investimento estimado total de R$ 42 bilhões e capacidade de ter gerado 89 mil empregos.

“A Bahia segue se consolidando como liderança nacional na geração de energia limpa”, disse o secretário da SDE, Angelo Almeida. Segundo ele, há mais 54 usinas eólicas em construção e 211 ainda não iniciadas. “Esse cenário não apenas fortalece economicamente a Bahia, mas também cria oportunidades de emprego e impulsiona o desenvolvimento regional”, afirma Almeida.



Mais Notícias EM



UHE Belo Monte atende 9% da demanda nacional no trimestre

A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.

17/04/2025


Energisa promove curso sobre inteligência artificial

Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.

21/04/2025


Empresa nacional desenvolve traçador de curva de baixo custo

Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.

17/04/2025