As vendas de veículos leves eletrificados bateram recorde em 2023 no Brasil, com 93.927 emplacamentos, um acréscimo de 91% em relação ao ano anterior (49.245). O levantamento é da ABVE - Associação Brasileira de Veículos Elétricos, o qual aponta ainda que, apenas em dezembro, as vendas chegaram a 16.279, quase o triplo das 5.587 de dezembro de 2022 (+191%).

As estatísticas mostram também que o Brasil caminha para aderir mais aos veículos elétricos plug-in (PHEV e BEV). Os plug-in, com recarga externa das baterias, representaram 56% das vendas de eletrificados leves no ano, com 52.359 unidades, ultrapassando os híbridos convencionais HEV a gasolina e HEV flex (41.568), que até 2022 ainda dominavam o segmento.

Em dezembro, os plug-in atingiram 70% das vendas totais de eletrificados (11.371, de um total de 16.279), puxados pelas vendas das chinesas BYD e GWM, que lançaram novos modelos com essas tecnologias.

Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, o resultado também reflete a influência do anúncio de aumento do imposto de importação de veículos elétricos e híbridos a partir de janeiro de 2024, o que provocou antecipação das vendas no último bimestre. “Os números indicam principalmente uma sensível evolução desse mercado este ano, com os veículos plug-in chegando a dois terços das vendas em dezembro, confirmando a confiança e a preferência cada vez maior do consumidor pelas novas tecnologias”, disse.

Para ele, o amadurecimento do mercado deverá se consolidar com o lançamento, em dezembro, do Mover - Mobilidade Verde e Inovação, o novo programa do governo federal para o setor automotivo. “O Mover vai permitir que as empresas preparem com mais clareza seus planos de investimento, tanto para veículos leves quanto para veículos pesados, como ônibus e caminhões, e também para infraestrutura de recarga elétrica”, disse Bastos.



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