A carga de energia deve subir 3,5% em 2024, atingindo 78.447 MW médios, segundo projeções do Planejamento Anual da Operação Energética (PLAN) 2024-2028, elaboração conjunta entre CCEE, ONS e EPE. Para o período compreendido pelas previsões de carga, a expansão média será de 3,2% na demanda do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Para 2023, os estudos consideram o fechamento da carga em 75.791 MW médios, de acordo com os dados verificados até novembro de 2023. No horizonte de 2028, a carga chegará a 89.023 MW médios, segundo a projeção. Os dados consideram também a micro e minigeração distribuída (MMGD) e a integração de Roraima ao SIN em outubro de 2025.

Segundo a análise do PLAN, a confirmação dos cenários de médio prazo, porém,  pressupõe cenário macroeconômico estável, investimentos em infraestrutura e a possibilidade de que a aprovação da reforma tributária promova impactos positivos na produtividade da economia.



Mais Notícias EM



PLP adquire fabricante de conectores para subestações

Integração visa ampliar capacidade produtiva e expandir atuação na América Latina.

11/05/2026


Axia Energia investe R$ 981,5 milhões na construção de subestação no Ceará

Empreendimento prevê a geração de 1.640 postos de trabalho; serão instaladas ainda quatro novas linhas de transmissão e cinco seccionamentos no estado.

11/05/2026


Kaffa Tech lança plataforma com IA para apoiar análises no setor de energia

Insights by Kaffa reúne dados de distribuidoras para prever efeitos de indicadores sobre a receita, identificar desvios nas operações e apoiar tomadas de decisão

11/05/2026