A carga de energia deve subir 3,5% em 2024, atingindo 78.447 MW médios, segundo projeções do Planejamento Anual da Operação Energética (PLAN) 2024-2028, elaboração conjunta entre CCEE, ONS e EPE. Para o período compreendido pelas previsões de carga, a expansão média será de 3,2% na demanda do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Para 2023, os estudos consideram o fechamento da carga em 75.791 MW médios, de acordo com os dados verificados até novembro de 2023. No horizonte de 2028, a carga chegará a 89.023 MW médios, segundo a projeção. Os dados consideram também a micro e minigeração distribuída (MMGD) e a integração de Roraima ao SIN em outubro de 2025.

Segundo a análise do PLAN, a confirmação dos cenários de médio prazo, porém,  pressupõe cenário macroeconômico estável, investimentos em infraestrutura e a possibilidade de que a aprovação da reforma tributária promova impactos positivos na produtividade da economia.



Mais Notícias EM



GoodWe e Fotus firmam acordo para comercializar 300 MW no Brasil

Parceria busca ampliar oferta de soluções fotovoltaicas para integradores em todo o país.

07/07/2025


EDP destina até R$ 8,4 mi a projetos sociais e de saúde

Chamada recebe propostas até 4 de agosto em nove estados brasileiros

07/07/2025


Brasil adiciona 4 GW em geração no primeiro semestre de 2025

Termelétricas lideraram expansão, com 59% da nova capacidade instalada.

07/07/2025