A Petrobras assinou protocolo de intenções com o governo fluminense para avaliar de forma conjunta a implementação de projetos-piloto de captura e armazenamento de CO2 (CCUS, na sigla em inglês) no estado do Rio de Janeiro. O acordo inclui ainda a análise de soluções de descarbonização combinadas ao CCUS, destacadamente o hidrogênio de baixo carbono.

O protocolo segue política da petroleira cujo marco foi o anúncio, em maio deste ano, de início de estudos para desenvolver um projeto-piloto de CCUS no norte fluminense, com capacidade para armazenar 100 mil toneladas de CO2 por ano. O projeto-piloto em estudo visa utilizar uma corrente de CO2 separada na Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas (UTG-CAB), em Macaé.

A corrente separada será tratada e movimentada por meio de um duto para a Estação de Barra do Furado, no município de Quissamã. Em seguida, será injetada e armazenada em um reservatório salino. Segundo a Petrobras, o conhecimento adquirido nesse piloto será crucial para a implementação futura do hub de CCUS definitivo, de grande escala, também previsto para o estado do Rio de Janeiro e que poderá atender não só a estatal, mas outras indústrias da região, como as do setor cimenteiro e usinas termoelétricas.

Imagem de rawpixel.com no Freepik



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024