A Aneel aprovou a minuta do edital do primeiro leilão de transmissão marcado para o próximo ano, o 1/2024, que acontecerá no dia 28 de março na sede da B3, em São Paulo. O certame visa a construção e manutenção de 6.464 quilômetros em linhas de transmissão novas e seccionamentos e de 9.200 MW em capacidade de transformação. A minuta será expedida em breve para apreciação do Tribunal de Contas da União.

Dos 15 lotes propostos, seis têm investimento previsto superior a R$ 1 bilhão. A construção dos 69 empreendimentos tem estimativa de criação de 35 mil empregos diretos e indiretos. O destaque é o item 6, cuja construção é estimada em R$ 3,39 bilhões, com 726 km em linhas de transmissão e duas subestações nos estados da Bahia e de Minas Gerais. Quanto ao prazo de construção, o mais longo é o do Lote 12, com 72 meses.

Com aviso de licitação previsto para fevereiro de 2024, o próximo leilão tem como novidade o fato de as empresas vencedoras precisarem comprovar a implementação de obra similar correspondente a pelo menos 30% do porte do escopo das obras no lote disputado. No caso de linha de transmissão, esse percentual será correspondente à extensão do empreendimento na mesma tensão. Em relação à subestação ou instalação de equipamentos, será considerada a potência do empreendimento ou do equipamento.

A habilitação econômica e financeira das proponentes também passará por alterações em relação aos editais anteriores. A proponente vencedora deverá apresentar as demonstrações contábeis acompanhadas de parecer de auditor independente registrado na CVM - Comissão de Valores Mobiliários. As precauções visam evitar o ocorrido no leilão 01/2023, quando a principal vencedora dos lotes, o consórcio Gênesis, foi inabilitado na fase de qualificação.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025