As altas temperaturas registradas no País tem aumentado consideravelmente a demanda por energia nos setores de comércio e serviços, que estão utilizando mais sistemas de refrigeração, aponta monitoramento da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.
Em outubro, o setor de comércio consumiu 1.755 MW médios, volume 9,4% maior na comparação com o mesmo período do ano passado. Os hiper, supermercados e atacarejos, responsáveis pela maior parte dos consumidores desse setor, tiveram demanda 10% maior.
Já entre as empresas de serviços a carga foi de 2.103 MW médios, alta de 7,2% no comparativo anual. Os shoppings e prédios comerciais, com maior peso no segmento, aumentaram o consumo de energia em 8%, seguido pelo subsetor de hotéis, com avanço de 10%.
O consumo de energia monitorado pela CCEE nos dois setores é referente à demanda do mercado livre de energia, onde a indústria e grandes empresas compram eletricidade diretamente de um fornecedor. Ao todo, são 15 ramos de atividade econômica acompanhados pela Câmara de Comercialização.
Mais Notícias EM
Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN
24/11/2025
Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.
24/11/2025
Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.
24/11/2025