As altas temperaturas registradas no País tem aumentado consideravelmente a demanda por energia nos setores de comércio e serviços, que estão utilizando mais sistemas de refrigeração, aponta monitoramento da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Em outubro, o setor de comércio consumiu 1.755 MW médios, volume 9,4% maior na comparação com o mesmo período do ano passado. Os hiper, supermercados e atacarejos, responsáveis pela maior parte dos consumidores desse setor, tiveram demanda 10% maior.

Já entre as empresas de serviços a carga foi de 2.103 MW médios, alta de 7,2% no comparativo anual. Os shoppings e prédios comerciais, com maior peso no segmento, aumentaram o consumo de energia em 8%, seguido pelo subsetor de hotéis, com avanço de 10%.

O consumo de energia monitorado pela CCEE nos dois setores é referente à demanda do mercado livre de energia, onde a indústria e grandes empresas compram eletricidade diretamente de um fornecedor. Ao todo, são 15 ramos de atividade econômica acompanhados pela Câmara de Comercialização.



Mais Notícias EM



Schneider e Senai levam capacitação profissional à Amazônia

Entre a programação de cursos que deve envolver 74 mil alunos, 9 mil serão das regiões da Amazônia Legal.

05/05/2025


Cemig investe para aumentar presença no interior de Minas Gerais

Parte de ciclo de investimentos de R$ 50 bilhões, ações visam principalmente as regiões Sul e Centro-Oeste do estado.

05/05/2025


Aneel anuncia bandeira amarela para maio

Medida atende cenário com redução de chuvas, que obrigará acionamento de térmicas.

05/05/2025