A Schneider Electric está ampliando sua plataforma de cursos de capacitação profissional em energia com o Senai. O programa envolverá a formação de 74 mil jovens em 30 cidades, de 11 estados do País, até 2028. A iniciativa inclui também regiões da Amazônia Legal, com seis escolas Senai situadas nos municípios de Belém, Barcarena, Altamira, Bragança, Marabá e Santarém, no Pará, além da unidade móvel no Amazonas.
Neste último caso, haverá curso, entre as 31 unidades selecionadas do programa, no Barco Escola Samaúma, que leva formação técnica a comunidades ribeirinhas do Amazonas. A embarcação tem laboratórios e vai percorrer cinco municípios por ano, conforme a solicitação das prefeituras interessadas, oferecendo cursos durante quase três meses em que permanecerá ancorada no porto local.
As demais unidades do Senai vão oferecer capacitação em áreas voltadas à transição energética e à digitalização da indústria, abrangendo desde automação industrial e eletricidade básica para aplicações residenciais e prediais até energias renováveis e infraestrutura para carregadores elétricos.
Segundo comunicado da empresa, quase 9 mil dos 74 mil alunos beneficiados no País estão na Amazônia Legal. Em parceria com departamento nacional do Senai, a Schneider também viabilizou no programa a atualização dos laboratórios das escolas, com a doação de equipamentos e softwares, como inversores, módulos solares e baterias, CLPs, disjuntores e sistemas IHM (Interface Homem-Máquina). Haverá treinamentos com as tecnologias.
Mais Notícias EM
Projetos no IFSP e no Liceu devem capacitar mais de 500 alunos até o fim do ano.
14/07/2025
Plano da Operação Energética aponta aumento da MMGD e alerta para déficit de potência.
14/07/2025
Novo processo com uso de APIs automatiza entrada no mercado livre de energia.
14/07/2025