A Schneider Electric está ampliando sua plataforma de cursos de capacitação profissional em energia com o Senai. O programa envolverá a formação de 74 mil jovens em 30 cidades, de 11 estados do País, até 2028. A iniciativa inclui também regiões da Amazônia Legal, com seis escolas Senai situadas nos municípios de Belém, Barcarena, Altamira, Bragança, Marabá e Santarém, no Pará, além da unidade móvel no Amazonas.

Neste último caso, haverá curso, entre as 31 unidades selecionadas do programa, no Barco Escola Samaúma, que leva formação técnica a comunidades ribeirinhas do Amazonas. A embarcação tem laboratórios e vai percorrer cinco municípios por ano, conforme a solicitação das prefeituras interessadas, oferecendo cursos durante quase três meses em que permanecerá ancorada no porto local.

As demais unidades do Senai vão oferecer capacitação em áreas voltadas à transição energética e à digitalização da indústria, abrangendo desde automação industrial e eletricidade básica para aplicações residenciais e prediais até energias renováveis e infraestrutura para carregadores elétricos.

Segundo comunicado da empresa, quase 9 mil dos 74 mil alunos beneficiados no País estão na Amazônia Legal. Em parceria com departamento nacional do Senai, a Schneider também viabilizou no programa a atualização dos laboratórios das escolas, com a doação de equipamentos e softwares, como inversores, módulos solares e baterias, CLPs, disjuntores e sistemas IHM (Interface Homem-Máquina). Haverá treinamentos com as tecnologias.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025